FALSAS ALEGAÇÕES

Springfield, nos EUA, vive pesadelo por fake news de Trump sobre imigrantes haitianos

Com uma população que diminuiu de 80 mil habitantes na década de 1970 para 58 mil em 2024, a comunidade haitiana preenche lacunas importantes no mercado de trabalho local, totalizando mais de 15 mil atualmente

Springfield, nos EUA, vive pesadelo por fake news de Trump sobre imigrantes haitianos
Springfield, cidade localizada no estado de Ohio (EUA), sofre com fake news propagada por Donald Trump – Crédito: Jornal Nacional/Reprodução

A cidade de Springfield, no estado de Ohio (EUA), acordou em meio a um cenário de tensão, na manhã de terça-feira (17). Policiais foram deslocados para todas as escolas locais, faculdades e hospitais interromperam suas atividades. O motivo? A cidade recebeu nada menos que 33 ameaças de bomba nos últimos dias.

Publicidade

Essas ameaças começaram a surgir após declarações polêmicas de Donald Trump no debate do último dia 10. Ele afirmou que imigrantes haitianos estariam comendo cães e gatos dos moradores da cidade. A afirmação foi prontamente desmentida pelo mediador do debate e pelo prefeito de Springfield, Rob Rue, que garantiu não haver evidências que sustentem essa alegação.

Donald Trump e as fake news contra imigrantes haitianos

Mesmo com os desmentidos, Trump continuou a fazer acusações contra os imigrantes haitianos. Uma postagem em rede social que deu início aos rumores foi reconhecida como errada pela autora. No entanto, a campanha do ex-presidente divulgou que um menino de 11 anos teria sido morto por um imigrante haitiano a caminho da escola. Na verdade, a criança foi vítima de um acidente de trânsito envolvendo um ônibus escolar e um carro dirigido por um imigrante haitiano, em agosto de 2023.

Como a comunidade de imigrantes foi afetada?

O pai do menino envolvido no acidente lamentou que o caso esteja sendo utilizado para incitar ódio e pediu que Trump e seu vice, J.D. Vance, deixem de explorar a morte de seu filho para fins políticos. Sentindo-se ameaçados, muitos haitianos em Springfield têm vivido dias de medo.

Haitianos contribuem com Springfield

A imigração é um dos temas centrais nas eleições presidenciais dos EUA. Muitos haitianos chegam ao país em busca de refúgio da violência em seu país natal. Springfield acabou se tornando um destino atraente devido à demanda por mão de obra, especialmente após a pandemia. Com uma população que diminuiu de 80 mil habitantes na década de 1970 para 58 mil em 2024, os haitianos preenchiam lacunas importantes no mercado de trabalho local, totalizando mais de 15 mil atualmente.

Publicidade

O governador de Ohio, Mike DeWine, ressaltou que muitos negócios em Springfield provavelmente não teriam reaberto após a pandemia sem a mão de obra haitiana. Uma pastora local também afirmou que muitos haitianos se sentem ameaçados e expressou: “Somos boas pessoas”.

Qual é a posição de Joe Biden tais alegações?

O presidente Joe Biden criticou severamente as alegações de Trump, dizendo que tais declarações estão colocando uma comunidade inteira sob ataque. Ele afirmou: “Não há lugar na América para isso. O que ele está fazendo tem que parar”.

JD Vance ADMITS he KNEW the story of Haitian immigrants eating dogs and cats in Springfield, Ohio was completely FALSE.

Publicidade

The Haitian-American community in Springfield now has a SLAM DUNK legal case for DEFAMATION against Vance — and they should pursue it immediately.

— Tristan Snell (@tristansnell.bsky.social) September 15, 2024 at 3:12 PM

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.