Um avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), precisou fazer um pouso forçado na cidade de Santa Maria do Pará, no norte do estado, durante a noite desta quarta-feira (18). O incidente ocorreu por conta de fumaça densa na região.
Helder Barbalho relatou o ocorrido em um vídeo divulgado em suas redes sociais, onde explicou que o voo saía de Irituia e tinha como destino o município de São Caetano de Oldivelas. O objetivo da viagem era participar da inauguração da orla da cidade.
No entanto, devido às condições adversas, o piloto foi obrigado a realizar um pouso não programado em Santa Maria do Pará, comprometendo a agenda do governador.
Pouso forçado do governador Helder Barbalho
Em seu vídeo, Helder Barbalho enfatizou a importância da segurança durante o voo e pediu desculpas pela ausência no evento de inauguração em São Caetano de Oldivelas. Ele estava a caminho de Castanhal quando gravou o vídeo para justificar a situação.
“Nós tínhamos nos programado para inaugurar a orla do município mas, infelizmente, não conseguimos. Gostaria de justificar e pedir desculpas”, relatou o governador.
O pouso forçado faz parte de um cenário mais amplo e preocupante: o aumento expressivo das queimadas no Pará. Somente este ano, foi registrado um aumento de 200% nos focos de incêndio em comparação com o mesmo período de 2023.
Diante desta situação, o governo do Pará decretou estado de emergência na última terça-feira (17). A medida é uma resposta à seca, à redução dos níveis dos rios e aos impactos negativos na agricultura e no abastecimento de água potável.
Medidas de combate às queimadas no Pará
O chefe do Executivo no estado ressaltou a gravidade da situação.
“Registramos um aumento de 200% nos focos de queimadas em comparação com o mesmo período de 2023. Estamos com brigadistas e equipes atuando nas áreas mais críticas, além de equipamentos e aeronaves para enfrentar este cenário de crise, especialmente nos 15 municípios mais afetados”, afirmou à CNN.
Helder Barbalho vai à Brasília, na manhã desta quinta-feira (19), para discutir mais ações de combate aos incêndios na Amazônia.
Siga a gente no Google Notícias
Ver essa foto no Instagram