aumento das queimadas

Avião com governador do Pará faz pouso forçado por causa de fumaça

Helder Barbalho relatou o ocorrido em um vídeo divulgado em suas redes sociais, onde explicou que o voo saía de Irituia e tinha como destino o município de São Caetano de Oldivelas

Um avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), precisou fazer um pouso forçado na cidade de Santa Maria do Pará.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Helder Barbalho pediu desculpas pela ausência no evento de inauguração em São Caetano de Oldivelas – Crédito: Reprodução

Um avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), precisou fazer um pouso forçado na cidade de Santa Maria do Pará, no norte do estado, durante a noite desta quarta-feira (18). O incidente ocorreu por conta de fumaça densa na região.

Publicidade

Helder Barbalho relatou o ocorrido em um vídeo divulgado em suas redes sociais, onde explicou que o voo saía de Irituia e tinha como destino o município de São Caetano de Oldivelas. O objetivo da viagem era participar da inauguração da orla da cidade.

No entanto, devido às condições adversas, o piloto foi obrigado a realizar um pouso não programado em Santa Maria do Pará, comprometendo a agenda do governador.

Pouso forçado do governador Helder Barbalho

Em seu vídeo, Helder Barbalho enfatizou a importância da segurança durante o voo e pediu desculpas pela ausência no evento de inauguração em São Caetano de Oldivelas. Ele estava a caminho de Castanhal quando gravou o vídeo para justificar a situação.

“Nós tínhamos nos programado para inaugurar a orla do município mas, infelizmente, não conseguimos. Gostaria de justificar e pedir desculpas”, relatou o governador.

Publicidade

O pouso forçado faz parte de um cenário mais amplo e preocupante: o aumento expressivo das queimadas no Pará. Somente este ano, foi registrado um aumento de 200% nos focos de incêndio em comparação com o mesmo período de 2023.

Diante desta situação, o governo do Pará decretou estado de emergência na última terça-feira (17). A medida é uma resposta à seca, à redução dos níveis dos rios e aos impactos negativos na agricultura e no abastecimento de água potável.

Medidas de combate às queimadas no Pará

O chefe do Executivo no estado ressaltou a gravidade da situação.

Publicidade

“Registramos um aumento de 200% nos focos de queimadas em comparação com o mesmo período de 2023. Estamos com brigadistas e equipes atuando nas áreas mais críticas, além de equipamentos e aeronaves para enfrentar este cenário de crise, especialmente nos 15 municípios mais afetados”, afirmou à CNN.

Helder Barbalho vai à Brasília, na manhã desta quinta-feira (19), para discutir mais ações de combate aos incêndios na Amazônia.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Helder Barbalho (@helderbarbalho)

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.