O presidente da Macedônia do Norte, Stevo Pendarovski levou à escola uma menina com síndrome de Down, vÍtima de bullyng. A pequena, Embla Ademi, de 11 anos, havia deixado de frequentar as salas de aulas por conta do preconceito da turma. A menina estava em uma sala de aula separada, pois as crianças e os pais estavam incomodados com Ademi na turma.
Dessa forma, o presidente da Macedônia do Norte informado sobre o caso, decidiu acompanhar a menina até a escola. Em suas redes sociais compartilhou um post em que dizia “A inclusão como aspiração não deve ser apenas um princípio declarativo, mas utilizar as potencialidades das pessoas com desenvolvimento atípico. O preconceito não deve ser um obstáculo para a construção de uma sociedade igualitária e justa para todos. A empatia é nossa obrigação moral.”
O presidente Stevo Pendarovski também disse em outra rede social “O preconceito não deve ser mais forte que os direitos das crianças. Somos todos igualmente responsáveis pelo sorriso de Embla e todas as crianças com desenvolvimento atípico.”
O presidente ainda compartilhou um vídeo do dia em que visitou a família de Embla. “Visitando a família de Embla Ademi de 11 anos. O caso de Embla nos lembrou do preconceito com que convivemos e da necessidade de maior proteção e cuidado com as crianças com deficiência.”
Инклузивноста како стремеж не треба да остане само декларативен принцип, туку да се користат потенцијалите на лицата со атипичен развој. Предрасудите да не бидат пречка за изградба на еднакво и праведно општество за сите. Емпатијата е наша морална обврска. #Ембла pic.twitter.com/SJEiMzMykU
— Stevo Pendarovski (@SPendarovski) February 7, 2022