Uma tempestade de inverno no estado do Texas, nos Estados Unidos, deixou ao menos 10 mortos e mais de 400 mil pessoas sem energia. Além disso, cerca de 1.800 voos precisaram ser cancelados na região.
Segundo a PowerOutage.us, até a publicação desta reportagem, 246 mil moradores ainda são afetados pelo apagão. Austin é a cidade com o maior número de casos.
Em meio a temperaturas abaixo de zero, a ausência de energia afeta o aquecimento em muitas residências.
De acordo com a agência AP, as 10 mortes registradas até o momento estão relacionadas a acidentes de trânsito causados pelo mau tempo – que deixa as vias escorregadias, congeladas e com baixa visibilidade.
O site de rastreamento aéreo FlightAware mostra que um total de 1.897 voos domésticos, chegando ou saindo dos Estados Unidos, foram cancelados, enquanto 750 tiveram atrasos.
Além do Texas, a região nordeste do país está se preparando para uma rajada de ar gelado. Os meteorologistas afirmam que pode ser o período mais frio em décadas, com possibilidade de temperaturas abaixo de -17ºC nesta sexta (03) e sábado (04).
“Este é um surto ártico épico e geracional”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia em Caribou, Maine, divulgado pela CNN. “A massa de ar descendo na área nesta sexta-feira até sexta-feira à noite é o ar mais frio atualmente no Hemisfério Norte”, reforça.
Com a previsão de mais frio para outros locais dos Estados Unidos, o número de acidentes, voos cancelados e pessoas sem energia deve aumentar ao longo dos próximos dias.
Siga a gente no Google NotíciasOver 400k electric customers are currently without power across #Texas, and another 100k are out across the Southern USA, due to a winter ice storm.
[2023-02-02 8:50AM CST] https://t.co/kJ0OPcPqhq #PowerOutage pic.twitter.com/P6psbBaxeO— PowerOutage.us (@PowerOutage_us) February 2, 2023