REPUBLICANO TRUMPISTA

Biden parabeniza Kevin McCarthy, novo presidente da Câmara dos Estados Unidos

Chamado no país de “speaker”, a eleição para o cargo vem depois de muitas negociações e de 15 rodadas de votação.

biden-parabeniza-kevin-mccarthy-novo-presidente-da-camara-dos-eua
McCarthy foi eleito depois de 15 rodadas de votação na Câmara (Crédito: Samuel Corum/ Getty Images)

O deputado Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos Estados Unidos com 216 votos depois de dias de indecisão no plenário. Chamado no país de “speaker”, a eleição para o cargo vem depois de muitas negociações e da 15ª rodada de votação que terminou com 216 votos para McCarthy, contra os 212 para Hakeem Jeffries.

Publicidade

O presidente americano Joe Biden parabenizou o republicano em um comunicado divulgado neste sábado (7).

“O povo americano espera que seus líderes governem de uma forma que coloque suas necessidades acima de tudo, e é isso que precisamos fazer agora”, declarou Biden.

“Como eu disse após as eleições, estou preparado para trabalhar com os republicanos quando puder e os eleitores deixaram claro que esperam que os republicanos estejam preparados para trabalhar comigo também. Agora que a liderança da Câmara dos Representantes foi decidida, é tempo para esse processo começar”, continuou.

A sequência de 15 votações representa a marca do maior número de tentativas de eleger um representante para a Câmara norte-americana desde o final da década de 1850.

Publicidade

Quem é Kevin McCarthy

O deputado republicano Kevin McCarthy foi eleito pelo 23° distrito do estado da Califórnia e votado ao Congresso pela primeira vez em 2006. Ele ocupa o cargo deixado pela democrata Nancy Pelosi.

A substituição pelo partido do ex-presidente Donald Trump representa a mudança na maioria do Câmara americana após as eleições de meio de mandato no ano passado.

Em 2014 ele foi eleito como líder do partido na Câmara no lugar de Eric Cantor. Em 2015, quando o plenário foi novamente ocupado por uma maioria republicana, tudo apontava para que McCarthy fosse o presidente. Em meio a escândalos de infidelidade conjugal na vida pessoal e problemas no partido, ele retirou sua candidatura.

Publicidade

McCarthy, no entanto, é considerado um republicano moderado e chegou a criticar Trump por sua atuação no que culminou na invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, após as eleições presidenciais que o tiraram do cargo. A fala surpreendeu, considerando sua aproximação do ex-presidente depois de conflitos com o então ‘speaker’, Paul Ryan.

Diante disso, ele recebeu críticas de colegas de partido por seu perfil moderado. McCarthy foi rejeitado dez vezes pelo grupo republicano considerado linha-dura, mesmo depois de propor a redução da própria influência. Eles se mantiveram firmes enquanto afirmaram não confiar no deputado para ir contra qualquer ação que possa ser proveitosa para Biden ou o Senado majoritariamente democrata.

As falas fizeram referência à sua ideologia e sua incapacidade de se manter em um mesmo caminho de forma sistemática. McCarthy, no entanto, declarou que “Agora começa o trabalho duro”, em referência à oposição a Biden que pretende oferecer em nome do partido.

Publicidade

Ele agradeceu a Donald Trump pelo apoio e “ligações tardias” que, segundo ele, foram essenciais para garantir os últimos votos da vitória.

*Texto feito com a supervisão de Lilian Coelho

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.