Há quase uma semana, a fronteira entre a Turquia e a Síria foi devastada por um terremoto de magnitude 7,8 que deixou mais de 33 mil mortos. Desde a última segunda-feira (06) mais de 29,6 mil já morreram no território turco e 3,5 mil no território sírio.
Considerado o sétimo desastre natural mais mortal do século, o primeiro tremor durou um minuto e meio e atingiu um raio de cerca de 250 quilômetros. Foi sucedido por mais de cem outros na região onde milhares de pessoas continuam desaparecidas e ao menos 93 mil ficaram feridas. O epicentro do terremoto na Turquia e na Síria aconteceu a 10 quilômetros da superfície em uma profundidade considerada baixa, o que pode explicar a repercussão avassaladora na superfície. Israel, Iraque, Chipre e Líbano também sentiram o terremoto.
A região já era propensa a este tipo de abalo sísmico por estar situado em um local de encontro de placas tectônicas. O último tremor desta magnitude na região foi em 1939, quando o terremoto atingiu o grau 8 da Escala Richter e matou cerca de 35 mil pessoas.
O governo turco já declarou estado de emergência pelos próximos três meses, enquanto vem recebendo ajuda humanitária de mais de 70 países que também enviaram equipes de resgate para o local. O Brasil enviou sua primeira equipe na quinta-feira (09).
A ajuda veio em um momento de insatisfação do povo da Turquia em relação à resposta do governo ao terremoto. O presidente Tayyip Erdogan, no entanto, declarou que o resgate inicial foi dificultado pelos danos às estradas principais e à infraestrutura do país. Além disso, ressaltou que a área mais afetada chegou a um diâmetro de 500 quilômetros onde 13,5 milhões de pessoas viviam.
Cenas de resgates emocionantes pelas equipes não param de circular nas redes sociais e, apesar de não confortar as perdas, são apenas alguns exemplos de casos relatados por agentes que estão trabalhando nas buscas por sobreviventes do desastre. Veja alguns dos vídeos abaixo.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Momentos inesquecíveis na busca de sobreviventes do trágico #TerremotoTurquiaSiria #PrayForTurkey parabéns aos heróis sem nome que incansavelmente lutaram por buscas nos destroços. Encontraram vida, esperança. #amorgeraamor #CanYaman #TurkeyEarthquake pic.twitter.com/90u7ivmOhG
— FABIANA TAVARES DE ALMEIDA🇧🇷 (@FABIANA06145846) February 10, 2023
2-months-old baby rescued from the rubble 128 hours after the earthquake in Turkey🙏🏻#PrayForTurkey pic.twitter.com/TAWnbiPrY9
— nftbadger (@nftbadger) February 11, 2023
Vivaaaa!!! Mais uma criança resgatada com vida ❤️ #Turquia #Turkey #TerremotoTurquia #TurkeyEarthquake @TVTribunaPE #GloboNews #radiojornal #recifeordinario pic.twitter.com/R1vkK5eUf2
— Tiago Marinho (@Prof_TiagoM) February 7, 2023
🇹🇷 Un cachorro fue rescatado de los escombros de un edificio destruido en Kahramanmarash, Turquía #TurkeyEarthquake pic.twitter.com/VsKG2z7XSZ
— Javi🇨🇺 (@JaviXCubaLibre) February 10, 2023
*Reportagem atualizada às 17h12 do dia 12 de fevereiro para adição de informações / Texto de Beatriz Moreno sob supervisão de Lilian Coelho
Siga a gente no Google Notícias