O primeiro comboio de tropas do Grupo Wagner chegou a uma base militar abandonada em Belarus; há ainda, pelo menos, outros dois comboios se movendo em direção ao local.
Imagens de satélite da Planet Labs mostram o primeiro comboio chegando a uma base militar bielorrussa que está vazia há anos, logo após as 11h (18h de Brasília) desta segunda-feira (17). O grupo se estende desde a base até a saída da rodovia.
Menos de uma hora depois, uma imagem de satélite adicional da Airbus revela todo o comboio estacionado na base. O comboio de tropas avistado incluía reboques de trator, caminhões, caminhões basculantes de maior porte com escavadeiras, além de vans de passageiros e dezenas de outros caminhões e carros de estilo civil. No total, a CNN Internacional identificou 115 novos veículos na base.
Mais dois comboios do grupo mercenário adicionais estavam em movimento em Belarus no fim de tarde de segunda-feira (17) em direção à base.
Toda esta movimentação marca a primeira vez que as forças do Grupo Wagner foram localizadas depois de sua tentativa fracassada de insurreição em junho passado. O fundador do grupo, Yevgeny Prigozhin, tomou a decisão de não avançar sobre Moscou.
O líder de Belarus, Alexander Lukashenko, afirmou ter negociado um acordo entre Prigozhin e o presidente russo, Vladimir Putin. Desde então, o mandatário bielorrusso convidou as forças de Wagner a irem ajudar a treinar as forças armadas de seu país. Belarus faz fronteira com a Rússia e Ucrânia.
Large convoy of vehicles flying Wagner flags has arrived. #Belarus 🛰️📷 via @planet https://t.co/5DclodlMgL pic.twitter.com/HgAxnldDNd
— Christoph Koettl (@ckoettl) July 17, 2023