"MINHA CULPA?"

Trump admite em gravação não ter retirado sigilo de documentos confidenciais

O ex-presidente foi indiciado em sete acusações pelo procuradoria federal em NY sobre o manuseio indevido de ‘papéis’ secretos do governo

Trump admite em gravação não ter retirado sigilo de documentos confidenciais
O ex-presidente Trump é investigado por manuseio incorreto de documentos classificados como confidenciais (Crédito Foto: Drew Angerer/Getty Images)

O ex-presidente Donald Trump reconheceu em gravação feita de uma reunião de 2021 que reteve informações militares confidenciais – “secretas” – e que não havia retirado o sigilo das mesmas, de acordo com uma transcrição da gravação de áudio obtida pela CNN.

Publicidade

“Como presidente, eu poderia ter desclassificado, mas agora não posso”, diz Trump, de acordo com a transcrição. A emissora obteve a transcrição de uma parte da reunião na qual Trump está discutindo um documento, classificado como confidencial pelo Pentágono, sobre o ataque ao Irã.

Na gravação do áudio, que a rede de TV relatou anteriormente ter sido obtida pelos promotores de Nova York, Trump diz que não desclassificou o documento ao qual está se referindo.

Trump foi indiciado por sete acusações pelo procurador federal Jack Smith sobre o manuseio incorreto de documentos confidenciais. Os detalhes da acusação não foram divulgados, ou seja, ainda não se sabe se alguma das acusações faz referência à reunião registrada de 2021.

A fita, porém, é significativa porque mostra que Trump, mesmo depois que ele deixou a Casa Branca,  tinha ciência de que os registros que estavam sob seu domínio em Mar-a-Lago permaneciam confidenciais.

Publicidade

Para a mídia e para o público de forma geral, Trump afirmou que todos os documentos que trouxe consigo para sua residência na Flórida já estavam desclassificados – não seriam mais confidenciais, portanto. Ao mesmo tempo, o ex-presidente sempre teceu críticas à investigação do procurador federal, classificando-a como uma caça às bruxas política para tentar interferir em sua campanha presidencial de 2024 pelo partido Republicano.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.