GUERRA NA UCRÂNIA

Ucrânia lança ataque contra cidade ocupada pela Rússia

Explosões em Melitopol teriam deixado duas pessoas mortas e 10 feridos; ataques também foram registrados na Crimeia anexada pela Rússia.

ucrania-lanca-ataque-contra-cidade-ocupada-pela-russia
(Crédito: Getty Images)

As forças ucranianas bombardearam, neste sábado (10), a cidade de Melitopol, ocupada pela Rússia desde o início de março, no sul da Ucrânia. A informação foi divulgada por fontes oficiais pró-Rússia.

Publicidade

A cidade estratégica, que antes da guerra tinha cerca de 150.000 habitantes, está localizada na região de Zaporizhia, uma das quatro que Moscou anexou. Os administradores de Melitopol instalados em Moscou disseram que quatro mísseis atingiram a cidade, matando duas pessoas e ferindo 10.

Segundo o site Al Jazeera, o ataque foi conduzido usando o sistema HIMARS, lançadores de foguetes HIMARS norte-americanos de longo alcance. Os lançadores de foguetes fornecidos pelos Estados Unidos desempenharam um papel fundamental na contra-ofensiva ucraniana contra Moscou.

Yevgeny Balitsky, governador interino de Zaporizhzhia na Rússia, disse que o ataque com mísseis na cidade “destruiu completamente” um centro recreativo onde “pessoas, civis e pessoal da base [militar] estavam jantando na noite de sábado”.

O prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, relatou várias explosões, inclusive em uma igreja cristã, “que os ocupantes tomaram há vários meses e transformaram em seu esconderijo”. Fedorov, que não está em Melitopol, disse que havia mortos e feridos entre as forças russas de lá.

Publicidade

Em meio aos ataques em Melitopol, também surgiram relatos de múltiplas explosões atingindo a Criméia anexada à Rússia, inclusive em um quartel militar em Sovietske. No entanto, as autoridades ucranianas não comentaram as explosões na região.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.