Forças ucranianas atingiram uma base militar russa na cidade de Melitopol, no sul do país, neste sábado (2), com mais de 30 ataques. A informação foi divulgada pelo prefeito ucraniano exilado do município.
A agência de notícias russa RIA comunicou que a Ucrânia atingiu a área de Melitopol, onde fica o aeroporto da cidade. No entanto, a agência não especificou o que foi atingido pelos ataques ucranianos.
“Esta noite, as Forças Armadas da Ucrânia desativaram uma das quatro bases militares russa em Melitopol. Mais de 30 ataques foram realizados exclusivamente na base militar russa”, disse Ivan Fedorov em seu Telegram neste domingo (3).
“Esperamos um grande fluxo de moradores de Melitopol para evacuação. Nossa tarefa é ajudar as pessoas que querem se mudar para Zaporozhye a encontrar uma acomodação”, acrescentou a mensagem.
De acordo com o prefeito, as forças de resistência ainda descarrilharam um comboio blindado russo. Federov afirma que áreas pacíficas e com civis não foram bombardeadas, ao contrário do que diz o exército russo. Além disso, ele acrescentou que a infraestrutura da cidade não sofreu qualquer dano. “As Forças Armadas estão fazendo de tudo para devolver a vida pacífica e o Estado ucraniano a Melitopol. Tudo o que os ocupantes podem fazer é fugir da nossa cidade”, finalizou.
Durante esta noite muitas instalações russas foram atacadas em Melitopol, sob ocupação russa desde março. O prefeito pro-russo da cidade disse q os ataques eram de artilharia e c/elevado nível de precisão, parecendo tratar-se de mais um ataque do HIMARS. pic.twitter.com/RaLsL7soqx
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 3, 2022