DESDE A INVASÃO DA UCRÂNIA

Veja como foi o 1º encontro de chefes da diplomacia da Rússia e dos EUA

O conversa aconteceu nesta quinta-feira (02), por volta de dez minutos, nos bastidores do G20, em Nova Délhi, na Índia.

veja-como-foi-o-1o-encontro-de-chefes-da-diplomacia-da-russia-e-dos-eua
Antony Blinken e Sergei Lavrov (Crédito: Johannes Simon/ Darrian Traynor/ Getty Images)

Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos e da Rússia, Antony Blinken e Sergei Lavrov, respectivamente, se encontraram pela primeira vez desde a invasão russa na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro de 2022. O fato aconteceu nesta quinta-feira (02), nos bastidores do G20, em Nova Délhi, na Índia. As autoridades conversaram por cerca de dez minutos.  

Publicidade

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, confirmou à CNN que a reunião ocorreu. Blinken pediu contato com Lavrov. Em movimento, como parte da segunda sessão dos vinte, Sergei Lavrov falou. Não houve negociações, reuniões, etc“, disse ela.

De acordo com um funcionário do Departamento de Estado que viajava com o secretário americano, Blinken repassou três mensagens diretas: reiterou que Washington está preparado para apoiar a defesa da Ucrânia pelo tempo que for necessário, pediu para que Moscou retire sua suspensão no tratado nuclear Novo Start e que liberte o cidadão americano Paul Whelan.

Segundo a Al Jazeera, Blinken disse a repórteres que implorou ao russo para encerrar o conflito na Ucrânia.

Eu disse ao ministro das Relações Exteriores o que eu e tantos outros dissemos na semana passada nas Nações Unidas e o que tantos ministros das Relações Exteriores do G20 disseram hoje: acabe com esta guerra de agressão, envolva-se em uma diplomacia significativa que possa produzir uma paz justa e duradoura”, falou o enviado norte-americano.

Publicidade

Ele acrescentou que Washington “está pronto para apoiar a Ucrânia por meio da diplomacia para acabar com a guerra“, mas o presidente russo, Vladimir Putin, “demonstrou interesse zero em se envolver”.

Lavrov, por sua vez, não mencionou o encontro durante a coletiva que concedeu depois do encontro de chanceleres do G20.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.