María Corina Machado

Venezuela: Empresário que hospedou principal opositora de Maduro é preso

Advogado de Ricardo Albacete Vidal criticou a detenção como “arbitrária” e destacou que, até o momento, o empresário está desaparecido, pois não há informações sobre seu paradeiro

Venezuela: Empresário que hospedou principal opositora de Maduro é preso
Líder opositora venezuelana María Corina Machado – Crédito: Getty Images

O empresário Ricardo Albacete Vidal, responsável por hospedar a líder opositora venezuelana María Corina Machado em sua casa durante sua viagem pelo estado de Táchira nos dias 27 e 28 de junho, foi preso.

Publicidade

Seu advogado, Omar Mora Tosta, informou à CNN que Albacete Vidal, também cidadão espanhol, foi interceptado por um grupo não identificado nesta quinta-feira (11) enquanto estava hospedado em um hotel em Caracas. Mora Tosta criticou a detenção como “arbitrária” e destacou que, até o momento, Albacete está desaparecido, pois não há informações sobre seu paradeiro.

Empresário sofreu perseguição nos últimos dias

Segundo o advogado, o empresário tem sido alvo de perseguição nos últimos dias, afetando suas empresas e propriedades pelo país. Ele relatou que vários trabalhadores foram detidos sem ordem de prisão formal. O Ministério Público convocou uma coletiva de imprensa para breve.

Mora Tosta também afirmou ter visitado os locais do Sebin-Helicoide e da Polícia Nacional Bolivariana em busca de informações sobre seu cliente, mas não obteve resposta. Ele assegura a inocência de Albacete, enfatizando que, caso seja condenado, a lei venezuelana permite prisão domiciliar para pessoas com mais de 70 anos, uma vez que o empresário possui 72.

O advogado denunciou prisões sistemáticas e operações de cerco a estabelecimentos frequentados por Machado e pelo candidato presidencial da Plataforma Unitária Democrática (PUD), Edmundo González Urrutia. Equipamentos como equipamentos de som, caminhões e cornetas também foram confiscados.

Publicidade

Para evitar o fechamento de pousadas e hotéis, Machado optou por se hospedar em casas particulares, enquanto González Urrutia tem entregado marmitas em eventos para manter restaurantes abertos, após o fechamento de um estabelecimento em Cojedes no final de semana e de um hotel em Maracaibo onde Machado se hospedou em maio.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.