forte tempestade

Vietnã impõe toque de recolher e retirada em massa antes do tufão Noru

Noru atingiu Luzon, principal ilha das Filipinas, no domingo e na segunda-feira, derrubando árvores, cortando energia e inundando comunidades.

vietna-impoe-toque-de-recolher-e-evacuacoes-em-massa-antes-do-tufao-noru
Imagem de satélite do supertufão Noru (Créditos: Reprodução/ Zoom Earth)

O Vietnã impôs um toque de recolher e ordenou que centenas de milhares de pessoas evacuassem suas casas, devido ao tufão Noru. A tempestade deixou ao menos oito mortos nas Filipinas, além de fortes inundações.

Publicidade

“Não temos muito tempo. A tempestade está se intensificando, então nossas respostas devem ser mais fortes e rápidas”, disse o primeiro-ministro Pham Minh Chinh em uma reunião de emergência de resposta a desastres, de acordo com a Reuters.

As escolas foram fechadas e os eventos públicos cancelados. Segundo o primeiro-ministro, a evacuação deve ocorrer “o mais rápido possível”. Em cinco aeroportos regionais, os voos foram cancelado e o serviço de trem foi interrompido, até que o tufão passe.

De acordo com comunicado do governo, aproximadamente 270.000 militares foram colocados de prontidão, para eventuais necessidades. Em Danang, a terceira maior cidade do Vietnã, todas as lojas e hotéis foram fechados, enquanto os moradores foram proibidos de sair às ruas.

A agência meteorológica disse que o tufão Noru, que deve ocorrer no início da quarta-feira (28), registrando ventos máximos sustentados de 180 km/h (111 mph). Noru atingiu Luzon, principal ilha das Filipinas, no domingo e na segunda-feira, derrubando árvores, cortando energia e inundando comunidades baixas.

Publicidade

“Noru se aproximando do #Luzon com um poderoso supertufão de categoria 5 esta noite, quando a parede do olho afetou uma das ilhas filipinas”.

#Noru approaching the #Luzon with powerful category 5 super typhoon this evening, when the eyewall affected one of the Philippine islands. pic.twitter.com/35vF4s6cL4

— Joint Cyclone Center (@JointCyclone) September 25, 2022

Publicidade