Agenda Internacional

Xi Jinping planeja encontro com Biden

Recentemente, a visita da deputada estadunidense Nancy Pelosi à ilha de Taiwan causou um desconforto diplomático entre EUA e China.

Xi Jinping planeja encontro com Biden
Xi Jinping, presidente da China (Crédito: Feng Li/Getty Images)

O presidente da China, Xi Jinping, está planejando sua primeira viagem ao exterior desde o início da pandemia de Covid-19. O destino da viagem seria o Sudeste Asiático, em novembro. Esta agenda internacional também incluiria uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (12) pelo Wall Street Journal.

Publicidade

O encontro é de muito interesse de Joe Biden, segundo uma autoridade não identificada da Casa Branca. Xi Jinping e Joe Biden discutiram, em uma ligação de mais de duas horas, no dia 28 de julho, sobre a possibilidade da reunião e sobre as tensões que afetam os dois países.

Recentemente, a visita da deputada estadunidense Nancy Pelosi à ilha de Taiwan causou um desconforto diplomático entre EUA e China, que reivindica a ilha como parte de seu território. O país de Xi Jinping, inclusive, começou exercícios militares ao redor de Taiwan, que incluíram disparos de foguetes e treinamento com caças.

 

 

Publicidade