Buscando conectar a invasão russa que seu país está sofrendo com o fundamentalismo islâmico, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu neste domingo aos líderes ocidentais que enfrentem “uma resposta mundial, decidida e unida, contra o terrorismo do Irã e da Rússia“.
“Ucrânia condena o ataque do Irã contra Israel com drones Shahed e mísseis”, escreveu na rede social X, pedindo que se faça todo o possível para evitar uma “escalada” no Oriente Médio.
“Na Ucrânia, conhecemos bem o horror de ataques semelhantes da Rússia, que utiliza os mesmos drones Shahed e mísseis russos, as mesmas táticas de ataques aéreos massivos”, indicou o texto de Zelensky, referindo-se aos drones de fabricação iraniana.
O líder ucraniano afirmou que “as ações do Irã ameaçam toda a região e o mundo, assim como as ações da Rússia ameaçam um conflito mais amplo, e a colaboração evidente entre ambos os regimes para semear o terror deve receber uma resposta decidida e unida do mundo”.
Ukraine condemns Iran’s attack on Israel using “Shahed” drones and missiles. We in Ukraine know very well the horror of similar attacks by Russia, which uses the same “Shahed” drones and Russian missiles, the same tactics of mass air strikes.
Every effort must be made to prevent…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 14, 2024
Em um momento em que em vários países ocidentais se debate se devem continuar ou interromper a assistência militar à Ucrânia, que em alguns casos está se tornando em recursos significativos que pesam sobre os contribuintes que os questionam, Zelensky apontou que “as palavras não detêm drones nem interceptam mísseis. Somente a assistência tangível o faz”.
“Devemos fortalecer a segurança e resistir firmemente a todos aqueles que querem fazer do terror uma nova normalidade”, acrescentou o líder ucraniano, enfatizando que “é fundamental que o Congresso dos Estados Unidos tome as decisões necessárias para fortalecer os aliados dos Estados Unidos neste momento crítico”.
*Leia a matéria completa (em espanhol) em Perfil.com