pronunciamento

Zelensky pede resposta mundial “contra o terrorismo do Irã e da Rússia”

“Ucrânia condena o ataque do Irã contra Israel com drones Shahed e mísseis”, escreveu na rede social X

Buscando conectar a invasão russa que seu país está sofrendo com o fundamentalismo islâmico, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu neste domingo aos líderes ocidentais que enfrentem "uma resposta mundial, decidida e unida, contra o terrorismo do Irã e da Rússia".
Presidente Volodymyr Zelensky – Créditos: Presidência da Ucrânia

Buscando conectar a invasão russa que seu país está sofrendo com o fundamentalismo islâmico, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu neste domingo aos líderes ocidentais que enfrentem “uma resposta mundial, decidida e unida, contra o terrorismo do Irã e da Rússia.

Publicidade

Ucrânia condena o ataque do Irã contra Israel com drones Shahed e mísseis”, escreveu na rede social X, pedindo que se faça todo o possível para evitar uma “escalada” no Oriente Médio.

“Na Ucrânia, conhecemos bem o horror de ataques semelhantes da Rússia, que utiliza os mesmos drones Shahed e mísseis russos, as mesmas táticas de ataques aéreos massivos”, indicou o texto de Zelensky, referindo-se aos drones de fabricação iraniana.

O líder ucraniano afirmou que “as ações do Irã ameaçam toda a região e o mundo, assim como as ações da Rússia ameaçam um conflito mais amplo, e a colaboração evidente entre ambos os regimes para semear o terror deve receber uma resposta decidida e unida do mundo”.

Publicidade

Em um momento em que em vários países ocidentais se debate se devem continuar ou interromper a assistência militar à Ucrânia, que em alguns casos está se tornando em recursos significativos que pesam sobre os contribuintes que os questionam, Zelensky apontou que “as palavras não detêm drones nem interceptam mísseis. Somente a assistência tangível o faz”.

“Devemos fortalecer a segurança e resistir firmemente a todos aqueles que querem fazer do terror uma nova normalidade”, acrescentou o líder ucraniano, enfatizando que “é fundamental que o Congresso dos Estados Unidos tome as decisões necessárias para fortalecer os aliados dos Estados Unidos neste momento crítico”.

*Leia a matéria completa (em espanhol) em Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.