Fale conosco

O que vc está procurando?

Brasil

Produtos para o home office atraem até 20 vezes mais buscas online

Em março, a procura por notebooks, por exemplo, foi quase 20 vezes maior em relação ao mesmo mês de 2020

Produtos para o home office atraem até 20 vezes mais buscas online
Produtos para o home office atraem até 20 vezes mais buscas online (Canva Fotos)

As buscas por produtos na internet brasileira revelaram algumas surpresas em março: a procura por notebooks, por exemplo, devido ao home office, foi quase 20 vezes maior no mês passado em relação ao mesmo mês de 2020. É o que apurou o Radar Simplex, uma plataforma que usa inteligência artificial para captar as tendências em pesquisas online realizadas em 3 milhões de landing pages de grandes e-commerces nacionais. Ainda que essas buscas não se traduzam, necessariamente, em vendas, elas indicam o desejo do consumidor em adquirir o item, em um momento em que aumenta o isolamento social – com capitais como Rio de Janeiro e São Paulo antecipando uma semana de feriados – e se amplia a adesão ao home office.

Outro produto que explodiu nas pesquisas online nos últimos doze meses foram as máscaras N95, usadas na prevenção à Covid-19. Em março de 2020, no início da pandemia, o seu uso ainda era incipiente. De lá para cá, suas buscas se multiplicaram por dez e o item lidera o total de cliques do Radar Simplex. Também as bicicletas, nas suas mais variadas nomenclaturas, registraram um crescimento na procura na ordem de 8,2 vezes. No caso dos pneus, as pesquisas mais que triplicaram no mesmo intervalo. E, da mesma forma, a cadeira “presidente”, item do mobiliário premium de escritórios, atraíram 4,3 vezes mais buscas online. Quando o termo usado foi “cadeiras de escritório” em sua forma genérica, o crescimento de buscas foi da ordem de 2,7 vezes.

Novos paradigmas

“A pandemia mudou o paradigma das compras, já que boa parte delas migrou para as plataformas online. E transformou, também, alguns hábitos de consumo”, explica João Lee, sócio fundador da Simplex, uma startup com sede em São Paulo, que se dedica em aumentar o tráfego online e na conversão de vendas de grandes marcas.

Ele cita a importância que móveis mais adequados ao home office passaram a ter – a exemplo das cadeiras de escritório, inclusive as topo de linha, como o são as cadeiras presidente.

“Acredito, ainda, que a maior popularidade online de itens como bicicleta e pneus têm a ver com o desejo do consumidor de encontrar alternativas de locomoção para evitar o transporte público”, arrisca ele. Segundo Lee, todos esses produtos vêm revelando um aumento consistente nas buscas online há vários meses. “Mas, agora que se completou um ano de pandemia, enxergamos melhor o contraste entre dos hábitos de busca online pré e pós pandemia”, reforça.

Confira abaixo os dez itens mais procurados no mês de março no ambiente online em importantes e-commerces brasileiros.

  • máscara N9
  • pneu
  • cadeira de escritório
  • notebook
  • produto para queda de cabelo
  • bicicleta (várias nomenclaturas e marcas)
  • mercado online
  • sofá
  • mesa de jantar
  • cadeira presidente

Mais em Perfil

Últimas Notícias