Fale conosco

O que vc está procurando?

Economia

Setor de petróleo impulsionou investimentos no 4º trimestre de 2020

setor-de-petroleo-impulsionou-investimentos-no-4o-trimestre-de-2020

Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou uma alta de 13,5% em investimentos na economia brasileira no quarto trimestre de 2020, em relação ao terceiro trimestre. Esse foi também o percentual obtido na comparação com o mesmo período do ano anterior, isto é, o quarto trimestre de 2019. O resultado, segundo o Ipea, foi impulsionado pela importação de plataformas de petróleo em dezembro.

Os dados são do Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado hoje (3), que monitora a alocação de recursos no aumento da capacidade produtiva da economia. São medidos investimentos em máquinas e equipamentos, na construção civil e em outros ativos fixos, como propriedade intelectual, lavouras permanentes e gado de reprodução, entre outros.

A nova edição do levantamento traz os dados de dezembro, fechando também os números do quarto trimestre de 2020. Considerando só o mês de dezembro, houve um avanço de 22,2% na comparação com novembro. Na comparação com dezembro de 2019, a expansão é ainda maior, de 47,4%.

No acumulado de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2020, os investimentos recuaram 0,8%. “Estimamos que, sem o efeito das importações de plataformas ao longo de 2020, mais notadamente nos meses de maio e dezembro, o resultado da FBCF teria sido mais negativo (-4,8%)”, registra o Ipea.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos apresentou uma alta de 59,2%, encerrando o quarto trimestre com uma alta de 39,8%. “De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos recuou 10,2% em dezembro, a importação aumentou 304,4% no mesmo período, devido à realização de importações de plataformas de petróleo no valor de US$ 4,8 bilhões”, aponta o levantamento.

No acumulado em 12 meses, a demanda interna por máquinas e equipamentos encerrou o ano de 2020 com queda de 1,1%. Já na construção civil, os investimentos retrocederam 3,3% em dezembro. No entanto, na soma dos meses do quarto trimestre, o segmento registrou avanço de 0,6%.

Agência Brasil

Veja também

Economia

Programa que socorreu empreendedores e pequenos negócios afetados pela pandemia de covid-19, o Programa Emergencial de Acesso a Crédito com Garantia de Recebíveis (Peac...

Economia

Depois de abrir o dia em alta, o dólar reverteu o movimento e encerrou a segunda-feira (19) no menor nível em um mês, após...

Economia

O governo pretende destinar até R$ 15 bilhões para ajudar micro e pequenas empresas afetadas pela retomada da pandemia de covid-19, anunciou o Ministério...

Economia

O general Joaquim Silva e Luna tomou posse hoje (19) como presidente da Petrobras. Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro em substituição ao...