Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Alimentos recomendados para aumentar a imunidade

Alimentação é um ponto essencial para fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo contra agentes infecciosos

Alimentos recomendados para aumentar a imunidade
(Crédito: Canva Fotos)

A crise sanitária do coronavírus ressalta a importância de uma boa imunidade para nos proteger dos agentes patógenos que somos expostos diariamente, e os alimentos são importantes para aumentar o fortalecimento do sistema imunológico.

É fundamental uma alimentação rica em propriedades antioxidantes e nutrientes que serão como “combustíveis” para o funcionamento das células de defesa. 

“Os alimentos ricos em vitamina C são os principais fatores para fortalecer as células de defesa do organismo. Como fonte deste micronutriente tão importante, podemos citar o morango, a laranja, kiwi, acerola e também o brócolis” explica a nutricionista e educadora física, Dani Borges, sobre alguns alimentos importante para aumentar a imunidade. De acordo com a profissional, a dieta é a sua maior aliada para cuidar do seu corpo. 

Outros compostos também são fundamentais para o sistema imune: “o ômega 3 favorece a regulação das células de defesa imunológica. Suas propriedades anti inflamatórias irão auxiliar tanto o sistema vascular, quanto a imunidade” declara a nutricionista.

Além de uma boa alimentação, é importante atentar-se ao processo de digestão dos alimentos. A nutricionista Dani Borges alerta: “o intestino saudável impacta diretamente nas barreiras de defesa do nosso corpo. Quando temos uma microbiota intestinal funcionando bem, consequentemente temos uma barreira de proteção aos agentes infecciosos”, sinaliza.

Os iogurtes probióticos são indicados para ajudar no funcionamento da flora intestinal.
Segundo Dani Borges, o zinco é um mineral muito importante para a saúde, porque auxilia na ativação dos linfócitos, as células de defesa do corpo.

A nutricionista destaca que as oleaginosas são uma fonte natural deste nutriente, com destaque para a castanha-do-pará, castanha de caju e a amêndoa. Além do zinco, essas sementes contém outros nutrientes essenciais como ferro, cálcio e magnésio.

Mais em Perfil

Últimas Notícias