Vacina contra Covid para crianças dispensa receita médica

O início da vacinação para crianças está previsto entre os dias 14 e 15 de janeiro

vacina-contra-covid-para-criancas-dispensa-receita-medica
Crianças de 5 a 11 anos podem se vacinar contra a Covid-19 (Crédito: Andre Coelho/Getty Images)

A vacina contra Covid-19 para crianças dispensa a obrigatoriedade de receita médica. O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (5) as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos e não exigiu receita médica e a autorização por escrito dos pais, desde que estejam na hora da aplicação da vacina.

Publicidade

O início da vacinação para crianças está previsto entre os dias 14 e 15 de janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas devem chegar até o dia 13 e em seguida os lotes serão distribuídos pelos estados, caso o cronograma seja cumprido. O IBGE afirma que o Brasil possui 20,5 milhões de crianças da faixa etária entre 5 a 11 anos.

Dentre regras estabelecidas pelo governo estão: vacinação infantil com ordem crescente de idade, dando prioridade para crianças com morbidades ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas; não obrigatoriedade de receita médica e de autorização por escrito dos pais, desde que eles acompanhem seus filhos; intervalo de oito semanas (prazo maior do que contém na bula).

As 20 milhões de doses pediátricas da Pfizer encomendadas pelo Ministério da Saúde serão suficientes para a primeira dose, mas não para o ciclo vacinal completo. Até o fim de janeiro estão previstas a chegada de 3,7 milhões de doses e até o fim deste semestre, as 20 milhões de doses.

Durante uma coletiva de imprensa o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que a vacina é segura e eficaz. O Ministério da Saúde, ainda orienta os pais que mesmo a vacina sendo testada para que peçam uma recomendação prévia de um médico.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.