conta restaurada

Allan dos Santos volta ao X com ataques a Alexandre de Moraes; saiba mais

No final do último domingo (7), entre 22h e 23h, Allan, que está foragido da Justiça nos EUA, fez uma transmissão ao vivo com cerca de dez mil espectadores na conta “Terça Livre”

Dois anos e meio após ser banido da plataforma por decisão de Alexandre de Moraes, o bolsonarista Allan dos Santos teve sua conta no X (antigo Twitter) restaurada.
Blogueiro foi banido de plataformas em 2021 por Moraes – Créditos: Academia Conservadora/Reprodução

Dois anos e meio após ser banido da plataforma por decisão de Alexandre de Moraes, o bolsonarista Allan dos Santos teve sua conta no X (antigo Twitter) restaurada. A medida veio em meio às declarações do dono do site, Elon Musk, que afirma a prática de “censura” por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade

No final do último domingo (7), entre 22h e 23h, Allan, que está foragido da Justiça nos EUA, fez uma transmissão ao vivo com cerca de dez mil espectadores na conta “Terça Livre”, também banida em 2021. O influenciador utilizou o espaço para insultar Moraes, lendo a decisão judicial do ministro que inclui Musk no inquérito de milícias digitais. Além disso, dos Santos prometeu lives diárias e anunciou sua campanha de apoio a candidatos de direita nas próximas eleições municipais.

Apesar da liberação, a conta não está mais visível para quem acessa o site pelo desktop. Ao entrar tanto na página “Terça Livre” ou no perfil pessoal do youtuber, há uma mensagem explicando que a conta está “retida” por uma medida legal. Entretanto, no app do X para celulares, ainda é possível visualizar o perfil.

Medida contra Allan dos Santos

Em 21 de outubro de 2021, Moraes decretou a prisão preventiva de Allan dos Santos, alegando atuação em organização criminosa, crimes contra honra e incitação a crimes, preconceito e lavagem de dinheiro. As contas do influenciador nas redes sociais, como o X, também foram desativadas, sob a premissa de divulgação de conteúdos antidemocráticos e ataques à Corte. A medida fez com que Allan fugisse do Brasil para Orlando, Flórida, nos EUA.

Em março de 2024, as autoridades brasileiras solicitaram a extradição do blogueiro para seu julgamento. Após solicitar mais informações sobre as investigações contra dos Santos, o país norte-americano declarou que arquivou o pedido de extradição. “A Justiça americana arquivou o pedido de extradição feito pelo nosso STF porque eles não entendem que o jornalista Allan dos Santos cometeu crime, senão o crime de opinião”, disse o senador Jorge Seif (PL-SC) à época.

Publicidade

Moraes x Musk

No últimos dias, a animosidade entre o ministro e o bilionário aumentou significativamente. Tudo começou quando Elon respondeu a um tweet de Moraes, no qual parabenizava a posse do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewwandowski. O empresário questionou a “censura” praticada por Alexandre de Moraes em suas decisões de banimento de contas que disseminavam notícias falsas envolvendo desde vacinação até eleições.

Após isso, Musk destinou uma série de publicações a críticas às medidas do ministro, alegando que Moraes “traiu a Constituição e o povo brasileiro”, ainda pedindo seu impeachment.

O ministro, não muito ativo nas redes sociais, decidiu responder judicialmente, incluindo o bilionário no inquérito das milícias digitais. Segundo Moraes, Musk iniciou, neste fim de semana, uma campanha de desinformação sobre a atuação do STF e do TSE, “instigando a desobediência e obstrução à Justiça, inclusive, em relação a organizações criminosas”.

Ao anunciar a suspensão de restrições de contas expedidas pela Justiça, Elon Musk “utiliza mecanismos ilegais, bem como a presença de fortes indícios de dolo do CEO da rede social, Elon Musk, na instrumentalização criminosa investigada em diversos inquéritos”, diz Moraes.

Publicidade

Durante um workshop em Brasília, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que Musk promoveu um “ataque” à soberania brasileira, demandando “uma resposta”.

Ainda não se sabe se alguma medida mais imediata e rígida será implantada. Com o receio de um possível banimento da plataforma no espaço virtual brasileiro, Musk republicou um tweet que pedia para que os usuários do Brasil utilizassem um VPN, ferramenta que mascara a localização de um endereço IP.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.