'rachadinha'

André Janones: O que se sabe sobre processo instaurado no Conselho de Ética da Câmara?

Janones integrou a linha de frente da campanha de Lula (PT) nas redes sociais em 2022

Conselho de Ética da Câmara instaura processo para apurar conduta de Janones
André Janones – Crédito: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta quarta-feira (13) procedimento para apurar a conduta do deputado André Janones (Avante-MG). A investigação é sobre uma suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete.

Publicidade

Segundo a denúncia, assessores e ex-assessores de Janones  tiveram que dar parte dos salários que recebiam desde que ele assumiu o primeiro mandato. Segundo o jornal O Globo, o caso está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Luiz Fux. Ao jornal, dois ex-assessores disseram que a prática envolvia até mesmo os valores recebidos como 13º salário e chegava a 60% dos vencimentos.

Em áudios divulgados pelo portal Metrópoles, Janones diz que os servidores deveriam usar uma fatia dos salários recebidos da Câmara para pagar dívidas de campanha. Ele nega irregularidades. Pelas redes sociais, Janones afirmou que o pedido revelado no áudio foi feito ainda antes de se eleger, em 2018, para pessoas que ainda não trabalhavam em sua equipe.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.