desvio de verbas

André Janones tem seus sigilos bancário e fiscal quebrados; relembre o caso de suposta rachadinha

O pedido foi encaminhado pela PF e acatado pelo ministro do STF, Luiz Fux; para os investigadores, os dados revelados pela quebra do sigilo podem colocar uma “conclusão definitiva” no caso

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG), solicitada pela PF na investigação de prática de rachadinhas envolvendo o parlamentar e seus assessores.
Inquérito foi aberto em dezembro de 2023 – Créditos: Agência Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG), solicitada pela PF na investigação de prática de rachadinhas envolvendo o parlamentar e seus assessores.

Publicidade

A quebra de sigilo bancário permite que os agentes federais rastreiem o dinheiro movimentado por Janones, enquanto que a revelação dos dados fiscais mostrará o que foi declarado pelos assessores. A PF alega que há “discrepâncias” nos depoimentos dos suspeitos. Um suspeito alegou que tudo se tratava de uma brincadeira, enquanto que outro negou direcionar seus constantes saques de R$ 4 mil para Janones,

Para os investigadores, os dados revelados pela quebra do sigilo podem colocar uma “conclusão definitiva” no caso. “Nesse contexto, o afastamento do sigilo bancário e fiscal se torna um passo essencial, pois possibilita um exame minucioso das transações financeiras e dos bens que possam ter vínculos com as práticas ilícitas em questão”, justifica o pedido da PF.

Para Fux, o pedido está “devidamente fundamentado, indicando as razões por que a medida se revela necessária nesta fase da investigação”.

O caso

Em dezembro de 2023, o próprio ministro Fux atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para a abertura de um inquérito para iniciar a investigação.

Publicidade

As acusações iniciaram após o vazamento de um áudio de Janones, na semana passada, no qual o deputado explica aos seus assessores que parte de seus salários deveria ser devolvida, atividade conhecida como rachadinha, para quitar um prejuízo datado de 2016, quando Janones perdeu a eleição para a prefeitura de ItuiutabaMinas Gerais.

“Tem algumas pessoas aqui que eu ainda vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas quando a minha campanha de prefeito deu um prejuízo de R$ 675 mil, na campanha. Elas vão ganhar a mais pra isso”, revela o áudio.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.