DURANTE A CAMPANHA

Apoiador de Bolsonaro acusa Zambelli de falsificar assinatura para o TSE

Comerciante afirma também que não fez qualquer doação financeira para a deputada

Apoiador de Bolsonaro acusa Zambelli de falsificar assinatura para o TSE
Militante bolsonarista acusa a deputada Carla Zambelli de falsificar assinatura e doação em dinheiro (Crédito Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

A prestação de contas da campanha eleitoral da deputada Carla Zambelli (PL-SP) contou com uma assinatura falsificada de doação, conforme revelou uma reportagem do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

Publicidade

O comerciante Roberto Habermann, apoiador dela e também do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi registrado como doador sem sequer ter fornecido recursos à deputada Zambelli. Ele ainda teve sua assinatura fraudada, de acordo com a matéria.

Habermann contou já ter participado de encontros de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Ribeirão Preto (SP) nas eleições de 2018. Ele afirmou que não ofereceu qualquer tipo de serviço ou que tenha feito entregua de qualquer quantia a até então candidata ao seu primeiro mandato como deputada.

Ele crê que seus dados foram obtidos por Camilo Calandreli, assessor parlamentar de Carla Zambelli e que, no ano de 2018, recolhia assinaturas para a criação do partido Aliança Pelo Brasil, que acabou não prosperando. “Meu nome foi jogado num lugar, numa vala, que eu não conheço”, disse o comerciante.

Ainda assim, Zambelli forneceu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um registro de doação de R$ 870, utilizando uma assinatura que, de acordo com o comerciante, nem mesmo é similar com a sua.

Publicidade
O prazo para impugnação da eleição de Carla Zambelli já se esgotou. Há, no entando, a possibilidade de que a deputada possa ser investigada pela Justiça Eleitoral. Caso seja confirmado tal envio de informações falsas na prestação de contas, ela pode sofrer até cinco anos de prisão. Também pode ter o mandato cassado e ainda ter seus direitos políticos suspensos. Em nota, o gabinete da deputada afirmou que Habermann prestou serviço voluntário para a divulgação da campanha da deputada por 29 dias durante as eleições de 2022. O comerciante também nega a realização deste serviço.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.