O PARENTE

Atos golpistas: Leo Índio, sobrinho de Bolsonaro, é alvo de buscas da PF

Policiais cumprem 13 mandados de busca em MT, SP, RJ e DF. Primo dos filhos de Bolsonaro publicou fotos em que aparece em cima do Congresso nos atos de vandalismo

Atos golpistas: Leo Índio, sobrinho de Bolsonaro, é alvo de buscas da PF
Leo Índio, primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (Crédito Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Polícia Federal (PF) cumpre busca e apreensão nesta quarta-feira (25) contra Leonardo Rodrigues de Jesus, o Leo Índio, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro, por participação nos atos golpistas do 8 de janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Publicidade

Esta é a 19ª fase da operação Lesa Pátria, iniciada ainda em janeiro. A etapa atual mira tanto os participantes dos atos golpistas quanto os incentivadores da ação. Segundo a PF, há mandados sendo cumpridos em Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF).

De acordo com a PF, os fatos investigados incluem os seguintes crimes:

– abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

– golpe de Estado;

Publicidade

– dano qualificado;

– associação criminosa;

– incitação ao crime;

Publicidade

– destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido;

– crimes da lei de terrorismo.

Nas horas seguintes aos atos de vandalismo em Brasília, em janeiro, Léo Índio publicou imagens em uma rede social em cima do Congresso Nacional e próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma das postagens, ele aparece com os olhos vermelhos, segundo ele devido ao gás lacrimogêneo usado pela Polícia Militar.

Publicidade

Em outro post, após a repercussão e em um ambiente que não parece ser a área central de Brasília, ele escreveu: “Muitos feridos, muitos socorridos. Patriotas não cometem vandalismo”.

Léo Índio, que se descreve em suas redes sociais como sobrinho de Bolsonaro, foi candidato pelo PL à Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2022, porém não foi eleito. Ele também atuou como assessor do senador Chico Rodrigues (União-RR).

* Reportagem em atualização 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.