Operação Tempus Veritatis

Atos golpistas: PF reúne provas de financiamento e contraria discurso de ‘organização espontânea’

Dentre as evidências, estão mensagens de áudio entre o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, e o major Rafael Martins discutindo a quantia necessária para bancar os manifestantes

A Polícia Federal reuniu provas que apontam planejamento e financiamento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o que contraria declarações de espontaneidade dos protestos.
Manifestantes invadiram a sede dos Três Poderes – Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal reuniu provas que apontam planejamento e financiamento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o que contraria declarações de espontaneidade dos protestos.

Publicidade

Na semana passada, o STF e a PF conduziram buscas e prisões de agentes que compunham um núcleo próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, planejando a execução de um golpe de Estado.

Dentre as evidências, estão mensagens de áudio entre o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, e o major Rafael Martins discutindo a quantia necessária para bancar os manifestantes.

O major solicitou direcionamentos para Mauro Cid: “A pedida é ir para o CN [Congresso Nacional] e STF??”. Cid respondeu afirmativamente. O tenente-coronel, em outra ocasião, também solicitou uma estimativa de gastos nos auxílios aos manifestantes, como estadia, comida e materiais. Martins conclui que R$ 100 mil seriam suficientes. A defesa de Cid afirma que explicará o contexto das mensagens, caso intimada a um novo depoimento.

Empresários

Outros áudios de Cid apontam o envolvimento, financiamento e angariação de manifestantes por parte de empresários, principalmente do setor agropecuário. Por exemplo, em 16 de novembro, o tenente-coronel afirma que “empresários do agro” que “estão financiando, colocando carro de som em Brasília” tiveram os bens bloqueados. Nesse meio tempo, Moraes havia obstruído as contas de 43 empresários e os chamado para depor.

Publicidade

Similarmente, outra agente investigada, em áudio, detalha o envolvimento. “Pessoal do agro lá de Goiânia, dos arredores de Brasília e tudo. O agro botou aí um apoio aí pra três mil ônibus. Não sei como que eles vão sair. Pessoal tá combinando de chegar em diversos horários… O negócio tá grande. Tá bonito”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.