"riscos em solo brasileiro"

Autoridades acreditam que Bolsonaro pode tentar fugir do país

A preocupação se intensificou na sexta-feira (18), após uma fala do ex-presidente durante um evento em Goiânia

jornalistas-Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Embora aliados de Jair Bolsonaro (PL) afirmem não acreditar na hipótese de que ele corra risco de ser preso, oficiais da Justiça e membros do Governo já monitoram um possível risco de fuga por parte do ex-presidente. A preocupação se intensificou ontem (18), após uma fala do político durante um evento em Goiânia. Na ocasião, ele afirmou saber que “corre riscos” em solo brasileiro.

Publicidade

Publicidade

Estive três meses nos Estados Unidos, no estado da Flórida, realmente um estado fantástico. Mas apesar de ter sido acolhido muito bem, não existe terra igual a nossa. Sei dos riscos que corro em solo brasileiro, mas não podemos ceder“, disse Bolsonaro.

O ex-presidente referiu-se às investigações da Polícia Federal (PF) e do Supremo Tribunal Federal (STF) centradas em pessoas próximas a ele. Suspeita-se que tenha havido a participação em um esquema de venda ilegal de presentes – sobretudo joias – recebidos por Bolsonaro durante compromissos oficiais. De acordo com a PF, o dinheiro obtido com a venda seria destinado a ele.

O STF recebeu um requerimento solicitando uma medida cautelar para que o passaporte do ex-presidente seja retido. A iniciativa foi da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e do deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), ambos membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas. As informações são do portal Uol.

Publicidade

Confira um trecho do requerimento:

“Diante das fundadas razões e elementos que demonstram que Jair Messias Bolsonaro possa ter interesse em fugir do país para não estar sujeito à jurisdição criminal brasileira, requeremos sua inclusão no presente inquérito e que sejam determinadas as seguintes medidas cautelares em seu desfavor:

1) determinar que Jair Messias Bolsonaro seja proibido de ausentar-se do país e o intime para que entregue seus passaportes, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, nos termos do artigo 320 do Código de Processo Penal;

Publicidade

2) caso as medidas acima não sejam atendidas, determinar a busca e apreensão de passaportes, armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, bem como quaisquer outros materiais relacionados aos fatos aqui descritos, nos endereços a seguir:

– Q2, SH Jardim Botânico, Condomínio Solar de Brasília, Brasília/DF, CEP: 71680-349;
– SHIS QI 15, Conjunto 8, Casa 10, Lago Sul, Brasília/DF, CEP: 71365-280;
– SHS QD 6, BL A, Conjunto A, Sala 903 – Asa Sul, Brasília – DF, CEP: 70316-102.

3) e determinar a busca pessoal para que, caso não se encontrem no local da realização da busca, proceda-se à apreensão de armas, munições, objetos e dispositivos eletrônico de que tenham a posse, bem como a busca em quartos de hotéis, motéis e outras hospedagens temporários onde Jair Messias Bolsonaro tenha se instalado, caso esteja ausente de sua residência”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.