Neste sábado (26), o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou do primeiro compromisso público desde que perdeu a eleição em 30 de outubro, mas não discursou e nem falou com a imprensa.
Bolsonaro esteve na formatura de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro. O presidente manteve a tradição de prestigiar eventos militares, mas, ao contrário de eventos anteriores do tipo, permaneceu em silêncio.
A formatura começou por volta das 11h, quando Bolsonaro chegou acompanhado do vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
Ao chegar, o presidente acenou para apoiadores reunidos do lado de fora da Aman e que gritavam “eu autorizo”, em referência a um golpe de Estado. Diante do presidente, havia uma grande faixa verde com os dizeres: “Bolsonaro, acione as Forças Armadas contra a fraude das urnas”.
O PR chegou na AMAN – 26/11/2022 pic.twitter.com/aNAmz3Sjt7
— Richard Lima🇧🇷🇺🇸🇬🇧🗽 (@RichardLimaarq) November 26, 2022
A formatura foi a primeira viagem e agenda oficial do presidente após a derrota nas eleições. Sua última agenda havia sido no Palácio do Planalto no dia 31 de outubro, quando esteve em uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, um dia após o segundo turno da eleição presidencial.