TSE

Bolsonaro responde a 16 ações no TSE e pode ficar inelegível

As acusações são abuso de poder econômico e político, além de uso indevido dos meios de comunicação social.

(crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O ex-presidente, Jair Bolsonaro, está sendo contestado pelo TSE em pelo menos 16 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes). Se comprovadas, as contestações podem deixar Bolsonaro fora de próximas eleições.

Publicidade

Segundo reportagem do Metrópoles, as acusações são de abuso de poder econômico e político, além de uso indevido dos meios de comunicação social. Elas tramitam, atualmente, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob relatoria do corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Algumas têm decisão liminar já proferida, mas todas ainda dependem de resolução final do mérito.

Diferentemente das ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), os processos na Justiça Eleitoral independem de foro de prerrogativa. Algumas destas ações podem deixá-lo inelegível e já estão em fase de oitivas, como a que ouviu o então ministro das Relações Exteriores, Carlos França, em dezembro.

O chanceler depôs, na sede da Corte, em Brasília, sobre a reunião que o então presidente Bolsonaro teve com diplomatas em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada.

Na reunião, Bolsonaro levantou suspeitas sobre as urnas eletrônicas e repetiu argumentos já haviam sidos desmentidos por órgãos oficiais. O ato foi interpretado como propaganda eleitoral antecipada, uma vez que o encontro aconteceu em período eleitoral. Neste caso, o então presidente é acusado de propaganda irregular antecipada.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.