SEM RESPOSTA

Bolsonaro se propôs a responder à PF se ele é cisgênero, mas não soube o que falar

O termo cisgênero se refere à pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído no momento do nascimento

Bolsonaro se propôs a responder à PF se ele é cisgênero, mas não soube o que falar
O ex-presidente Jair Bolsonaro – Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro compareceu ontem na Polícia Federal (PF) orientado a ficar em silêncio. A única pergunta que ele se dispôs a esclarecer ficou sem resposta. Questionado se é cisgênero (ou cis), o ex-presidente falou que não sabe o que isto significa.

Publicidade

Este tipo de informação é solicitado como praxe na hora de preencher a ficha do depoente. O procedimento burocrático é feito antes das perguntas sobre o fato investigado e é acompanhado do recolhimento de dados pessoais.

Porém, ocorreu que o ex-presidente não soube dizer se é ou não cis. O termo se refere à pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído no momento do nascimento.

Bolsonaro foi considerado homem ao nascer. Ser cis significa que o ex-presidente se reconhece como um adulto do sexo masculino, que se identifica com sua genitália. É diferente de ser heterossexual, conceito que classifica quem sente atração sexual por indivíduos do sexo oposto ao seu.

O ex-presidente foi convocado para responder sobre suspeitas de que teria planejado um golpe. As perguntas foram feitas por policiais federais na sede da corporação, em Brasília.

Publicidade

Bolsonaro, na PF, exerceu o direito de ficar calado. Paulo Cunha Bueno, seu advogado, justificou essa conduta dizendo que não teve acesso aos elementos colhidos pela investigação e, sem a íntegra da apuração, não pode elaborar a defesa.

O advogado cunhou a investigação como sendo “semissecreta”. Cunha Bueno deseja acesso à delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e aos vídeos, áudios e mensagens colhidos nos celulares e computadores dos investigados.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.