Eleições 2022

Bolsonaro vai oficializar candidatura à reeleição em 24 de julho

Evento deve acontecer no Maracanãzinho, no norte do Rio de Janeiro, com expectativa de 10 mil pessoas.

Bolsonaro sorrindo e fazendo sinal de positivo com a mão
Evento ocorrerá no estado berço do presidente (Créditos Buda Mendes/Getty Images)

Após adiamento e mudanças de locais, PL decide realizar o evento de lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição no dia 24 deste mês. O ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto sairá como candidato à vice.

Publicidade

Inicialmente, o PL havia anunciado que o evento seria realizado em Brasília no dia 23 de julho, mas auxiliares do governo pediram para que a cerimônia ocorresse em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, onde Lula lidera. Novamente, a ideia passou por transformações e ficou decidido que a candidatura à reeleição de Bolsonaro seria anunciada no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio.

A chapa lançada será pura, com o Ex-Ministro Braga Netto tendo se filiado ao PL em março deste ano. A candidatura seguirá com a mesma estratégia de 2018 de lançar um general como vice na chapa de Bolsonaro.

Com um grande número de pessoas convocadas, o ato contará com segurança reforçada. A previsão de início é as 11 horas da manhã.

Colégios eleitorais estratégicos

O Rio de Janeiro, onde Bolsonaro lançará sua candidatura à reeleição, é Estado com terceiro maior colégio eleitoral do Brasil, concentrando 8,4% dos eleitores, segundo o TSE. Em âmbitos municipais, a capital carioca é a cidade com segundo maior colégio concentrado, com 4,8 milhões de eleitores.

Publicidade

O Estado de Minas Gerais, de onde o candidato à vice Braga Netto vem, é dono da posição de segundo maior colégio eleitoral, concentrando 10,4% dos eleitores.

São Paulo lidera o ranking com 21% dos eleitores do país concentrados.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.