A catadora de recicláveis, Aline Sousa, que passou a faixa presidencial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a posse no último domingo, está sofrendo ataques nas redes sociais por uma viagem à Europa em abril de 2022.
Alguns usuários das redes questionam o motivo da viagem e fazem comentários preconceituosos. Internautas acusaram Aline de ser “hipócrita” e de ter “mentido para o povo brasileiro”. Nesta quarta-feira (04), Aline publicou um vídeo, contando sobre suas experiências no exterior.
Segundo ela, a visita à Itália aconteceu para que ela pudesse conhecer a metodologia de lixo zero aplicada no país europeu. “A nossa missão lá foi para a gente conhecer, se aprofundar nas metodologias e na implantação no sistema de Lixo Zero. No Brasil, a gente ainda está muito atrasado nessa questão do avanço e da valorização da reciclagem”, explicou.
Aline ainda contou que o intercâmbio foi feito com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Quem é Aline Sousa?
Estudante de Direito e catadora desde os 14 anos, a jovem segue na mesma cooperativa que sua mãe e vó trabalharam. Em 2012, foi eleita diretora secretária da rede Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (CENTCOOP-DF). Atualmente, é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.
Após receber ataques, Aline Sousa, que entregou faixa ao presidente Lula, faz vídeo explicando viagem 👇 pic.twitter.com/pp8RveX3XA
— UOL Notícias (@UOLNoticias) January 4, 2023
*Texto publicado sob supervisão de Rafaella Marinho.
Siga a gente no Google Notícias