A cerimônia para relembrar um ano dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, na próxima segunda-feira (8), terá os discursos dos chefes dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
O roteiro prevê falas dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Todos os discursos terão, ao menos, cinco minutos de duração.
O ato irá acontecer no Salão Negro do Congresso Nacional; mais de 500 pessoas foram convidadas. A recepção dos convidados está marcada para as 14h e a celebração deve começar às 15h.
Na abertura da cerimônia, haverá a execução do Hino Nacional que será cantado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, acompanhada de grupo musical.
Na mesa de honra da cerimônia também devem estar presentes a primeira-dama, Janja da Silva; o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que deve ser a primeira a discursar.
A organização do evento convidou os 27 governadores, os 26 prefeitos de capitais, parlamentares, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e presidentes e ministros de tribunais superiores.
Lula, durante uma reunião em dezembro, cobrou a presença dos 38 ministros de estado e disse que “ninguém está pedindo para vocês não viajarem, mas quero a presença de todos os ministros em 8 de janeiro. Depois vocês podem voltar para o descanso de vocês”.
#RetrospectivaSTF 🗓️ Ao longo de 2023, fizemos várias publicações explicando o que está na Carta Magna e sua importância para a cidadania. É papel do #TribunaldaConstituição defendê-la e assegurar seu cumprimento! #Retrospectiva2023#Acessibilidade #PraTodosVerem #PraCegoVer:… pic.twitter.com/bfJHEKYUBQ
— STF (@STF_oficial) January 5, 2024