EMERGÊNCIA NO LITORAL NORTE

Chuva SP: famílias de áreas atingidas terão prioridade no Minha Casa, Minha Vida, afirma Tebet

“Todos nós estamos, por orientação do presidente Lula, prontos para ajudar. A ordem do presidente é dar toda atenção às cidades”, informou a ministra.

chuva-sp-familias-de-areas-atingidas-terao-prioridade-no-minha-casa-minha-vida-afirma-tebet
Simone Tebet (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (20) que as famílias que perderam suas casas em decorrência das fortes chuvas no litoral norte de São Paulo terão prioridade no cadastro do Minha Casa, Minha Vida. Os temporais já deixaram ao menos 37 mortos, entre eles, 36 em São Sebastião e um em Ubatuba. Cerca de 1.730 pessoas estão desalojadas, 766 desabrigadas e 40 desaparecidas.

Publicidade

Segundo ela, isso é possível por conta da MP do programa assinada na semana passada. “Estamos à disposição para ajudá-los e colocá-los na fila de prioridades para construção de casas populares”, disse.

A ministra esteve hoje no Guarujá junto com o prefeito da cidade, Válter Suman.

Todos nós estamos, por orientação do presidente Lula, prontos para ajudar. A ordem do presidente é dar toda atenção às cidades“, informou Tebet.

Governo federal 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma coletiva com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), sobre a tragédia no litoral norte do estado.

Publicidade

Durante o discurso, o chefe de Estado disse que fez questão de visitar as áreas afetadas “e trazer um conjunto de ministros” para assumir compromissos de governo com a cidade. Segundo ele, a estrada Rio-Santos será reconstruída.

Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura“, completou.

Lula pediu para que o prefeito da cidade busque locais seguros para a obra de novas moradias e reforçou: “Dessa vez, prefeito, você vai ter certeza que o problema da construção de casas para as pessoas que perderam as suas vai acontecer de verdade“.

Publicidade

Tarcísio, por sua vez, orientou que as pessoas não tentem sair das áreas afetadas em direção à capital. Ele também postou uma mensagem de luto e conforto para as famílias nas redes sociais.

Decretei luto oficial no Estado por três dias em memória das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte. Peço a Deus que conforte o coração dessas famílias. Seguiremos trabalhando e não descansaremos até que todos os desalojados e desabrigados estejam em segurança“, escreveu o governador.

Já Felipe Augusto destacou que o foco agora está na busca dos sobreviventes.

Publicidade

De vez em quando a natureza nos prega uma surpresa, mas também muitas vezes a gente desafia a natureza. Eu acho que é importante nem ela nos pegar de surpresa e nem a gente desafiá-la“, finalizou o presidente Lula.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.