O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), 77 anos, foi reeleito para mais um mandato à frente da administração municipal, o que o torna o prefeito mais velho eleito no segundo turno das eleições municipais de 2024. Com a vitória, Noman obteve 53,73% dos votos válidos e reassumirá a prefeitura em janeiro de 2025.
Enquanto isso, o prefeito mais jovem eleito no segundo turno é Lucas Sanches (PL), de 28 anos. Ele venceu a disputa em Guarulhos, com 58,55% dos votos válidos, e também inicia seu mandato no começo do próximo ano.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Perfil dos eleitos
Fuad Noman nasceu em Belo Horizonte e lidera a coligação BH Sempre em Frente, formada pelos partidos Solidariedade, União, PRD, PSD, Agir e Avante. Seu vice é Álvaro Damião (União). De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, Noman declarou patrimônio de R$ 15.929.716,49. Em sua reeleição, enfrentou Bruno Engler (PL), que alcançou 46,27% dos votos.
Lucas Sanches, engenheiro natural de São Paulo, integra a coligação A Mudança Começa Agora, que reúne PL, PMB, DC e Novo. Com o vice Thiago Surfista (Novo), Sanches declarou bens avaliados em R$ 430.500. Seu principal adversário no pleito foi Elói Pietá (Solidariedade), que obteve 41,45% dos votos válidos.
Prefeito de 87 anos é o mais velho eleito no primeiro turno
Nas eleições deste ano, o cenário municipal trouxe ainda prefeitos muito jovens eleitos no primeiro turno. Juninho de Marinalva (MDB), de 21 anos, venceu em Curral Novo (PI); Eduardo do Alex (PSD), também com 21, foi eleito em Heliodora (MG); e Pedro Allan (PSB) conquistou a prefeitura de Pacujá (CE). Pedro Allan e Eduardo são, respectivamente, sete e seis meses mais velhos que Juninho.
O título de prefeito mais velho eleito no primeiro turno ficou com Coronel Eloi (PSD), de 87 anos, que venceu em Barro Duro, interior do Piauí.
Leia também: De cinco candidatos apoiados por Lula no 2° turno, apenas um é eleito
Siga a gente no Google Notícias