INVESTIGAÇÃO

Conselho do TRF4 afasta juiz da Lava Jato em Curitiba

Eduardo Appio terá prazo de 15 dias para apresentar sua defesa

Conselho do TRF4 afasta juiz da Lava Jato em Curitiba
O juiz Eduardo Appio assumiu a Operação Lava Jato em fevereiro deste ano (Crédito Foto: Reprodução/Justiça Federal)

O Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu afastar o juiz Eduardo Appio, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal em Curitiba; a decisão foi anunciada nesta segunda-feira (22).

Publicidade

Com a decisão do TRF, Appio terá prazo de 15 dias para apresentar defesa no processo de investigação que apura sua conduta. A íntegra da determinação ainda não foi divulgada.

A decisão foi tomada na tarde de hoje após uma representação feita pelo desembargador Marcelo Malucelli, que, no mês passado, pediu para deixar a relatoria de processos oriundos da operação após a divulgação de ter relações pessoais com a família do senador Sergio Moro (União-PR), fato que o impediria de analisar os casos.

O Conselho do TRF-4 determinou:

 – afastar imediatamente e preventivamente o juiz Eduardo Appio;

Publicidade

– suspender o acesso de Appio a prédios da Justiça Federal;

– suspender o acesso eletrônico de Appio a sistema da Justiça Federal;

– a devolução de equipamentos eletrônicos usados pelo juiz federal, como desktop, notebook e celular funcionais.

Publicidade

O afastamento de Appio foi baseado na acusação de que o magistrado teria entrado em contato com o filho do desembargador para confirmar o parentesco entre os dois. O advogado João Malucelli é sócio de Moro em um escritório de advocacia.

Aliados de Appio esperam que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reverta a decisão do afastamento. O ministro Luis Felipe Salomão é o corregedor do órgão.

Appio assumiu o comando da 13ª Vara Federal de Curitiba, berço da Operação Lava Jato, no início de fevereiro. Ele tem mais de 20 anos de trabalho na Justiça Federal e é crítico da atuação do ex-juiz Sergio Moro no âmbito da Lava Jato.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.