Eleições 2022

Datafolha: pesquisa eleitoral mostra que Lula tem 51% dos votos de jovens e Bolsonaro 20%

Pesquisa feita com eleitores de 16 a 29 anos aponta que 67% não votariam de jeito nenhum no atual presidente Jair Bolsonaro.

Datafolha: pesquisa eleitoral mostra que Lula tem 51% dos votos de jovens
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera pesquisa eleitoral (Crédito: Pedro Vilela / Freelancer)

A pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 51% das intenções de votos entre adolescentes e jovens de 12 capitais. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 20%, enquanto Ciro Gomes (PDT) alcança 12%. 

Publicidade

Entre os dias 20 e 21 de julho, o Instituto realizou uma pesquisa à parte do levantamento periódico sobre a corrida presidencial, ouvindo 935 eleitores entre 16 a 29 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. 

Esta enquete à parte mostra outros candidatos repetindo a tendência nacional. A pré-candidata à presidência Simone Tebet (MDB) aparece com 1% das intenções de voto junto com Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB). Já André Janones (Avante) soma 2%. Os demais, como Eymael (DC), Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos) e Felipe D’Ávila (Novo), não pontuaram. 

No entanto, existe uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos. De acordo com as informações da Folha, quando o entrevistado é questionado sobre sua preferência sem ter uma lista de candidatos, Bolsonaro fica atrás de Lula com 17% das intenções de votos, enquanto o petista soma 41%. Ciro aparece em terceiro lugar com 3% das intenções. 

Além do mais, a pesquisa do Datafolha com os adolescentes e jovens mostra que 25% não sabem dizer ainda em quem votarão, ao mesmo tempo que 13% dizem que não apoiarão ninguém. 

Publicidade

Contabilizando somente as intenções de votos do eleitorado feminino de jovens, Lula soma 58%, antes 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro. Porém, entre os homens o atual presidente da República aparece com 24%, ou seja, o petista cai para 44%, enquanto Ciro Gomes sobe para 14%. 

Em uma simulação de um possível segundo turno, entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente teria apoio de 61% dos jovens, já o candidato do PL somente 27%. De acordo com a pesquisa, o presidente é o candidato mais rejeitado, uma vez que 67% dos entrevistados falaram que não votariam de jeito nenhum nele. 32% falam o mesmo de Lula e 22%, de Ciro Gomes.



Publicidade



Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.