O governador Cláudio Castro (PL) apresenta 24% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), está com 22%, em primeiro turno da disputa pelo governo do Rio de Janeiro. Estes dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) e a pesquisa foi realizada pelo Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial.
Já que há uma margem de erro relativa a 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, neste primeiro cenário há um empate técnico entre os dois. A pesquisa estimulada contava com nove pré-candidatos e este acabou sendo o resultado principal. Em todos os outros quatro cenários testados há um empate entre Castro e Freixo.
O ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) foi incluído pela primeira vez nas pesquisas, no entanto, ele apresentou 6% das intenções de voto. Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói, aparece com a mesma quantidade de Garotinho, enquanto Cyro Garcia (PSTU), Felipe Santa Cruz (PSD) e Eduardo Serra (PCB) ficaram com 2% cada. Já Paulo Ganime (Novo) e o Coronel Emir Larangeira (PMB) apresentam 1%.
De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Quaest, aqueles que pretendem votar em branco, nulo e que não vão votar registram 24%, e os que ainda não tem certeza do candidato favorito somam 10%. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de julho, entrevistando 1.200 pessoas. O índice de confiança é de 95%.
🗳 Datafolha | Governo do Rio de Janeiro ⚓️
📊 Estimulada | 1º Turno | Cenário 1🔫 Castro [PL]: 23%
👨🏽🏫 Freixo [PSB]: 22%
❄️ Neves [PDT]: 7%
🏔 Serra [PCB]: 6%
🌷 Cyro [PSTU]: 5%
🍊 Larangeira [PMB]: 2%
✝️ Santa Cruz [PSD]: 2%
🟠 Ganime [NOVO]: 2%▫️ Brancos: 22%
◾️ Ñ Sabe: 10%— Stevens 🇧🇷 🏳️🌈 ☭ (@StevensJ_) July 1, 2022