ELEIÇÕES municipais

Disputa à prefeitura de Guarulhos: pesquisa aponta 2º turno entre Lucas Sanches e Elói Pietá

Pietá, ex-prefeito que trocou o PT pelo Solidariedade aparece com 20,7%, seguido pelo vereador do PL, com 18%

lucas-sanches
Elói Pietá e Lucas Sanches (PL) na disputa em Guarulhos – Crédito: Reprodução

O candidato do PL, Lucas Sanches, aparece com 18% das intenções de voto na disputa à prefeitura de Guarulhos, município da Grande SP. Assim, fica praticamente consolidado para o segundo turno com o ex-prefeito Elói Pietá. O ex-petista, que, recentemente, filiou-se ao Solidariedade, tem a preferência de 20,75% dos entrevistados. Este é o resultado da pesquisa divulgada pelo Instituto ASN Opinião Pública, que serve de amostra para o cenário de polarização na disputa eleitoral.

Publicidade

No recorte da pesquisa, o desempenho de Sanches é superior ao do deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como o ‘Xerife do Consumidor’,  que aparece com 16,25%. Em seguida, aparece o deputado federal Alencar Santana (PT), que tem 6,13% da preferência do eleitorado guarulhense. Os eleitores que ainda não definiram candidato ou não opinaram representam 29,12% do público pesquisado.

Metodologia

O levantamento do ASN Opinião Pública foi realizado de forma presencial, com 800 eleitores de Guarulhos, entre 27 e 30 de março. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° 01433/2024.

Elói Pietá x Lucas Sanches

A pesquisa ainda mostra Lucas Sanches como um dos pré-candidatos a prefeito de Guarulhos com menor índice de rejeição – 11,38%. Neste cenário, o volume de eleitores que afirmaram que jamais votariam em Alencar Santana chega a 30,63%, enquanto a aversão dos guarulhenses à pré-candidatura de Elói Pietá é de 18,38%.

Na análise de Sanches, que é vereador em Guarulhos e faz oposição ferrenha ao governo de Gustavo Henrique Costa, o Guti (PSD), a pesquisa da ASN Opinião ratifica o cenário de polarização entre pré-candidaturas da esquerda e a do PL, sinalizando um sentimento de mudança, já que 53% do eleitorado guarulhense reprova a atual administração municipal:

Publicidade

“A esquerda já governou Guarulhos por anos e a memória que temos é a de uma cidade abandonada, com uma administração catastrófica, assim como aconteceu em outros municípios espalhados pelo Brasil geridos por viés petista. Representando a direita e a renovação, temos a oferecer a nossa pré-candidatura, que vem ganhando mais força a cada dia. Me sinto honrado e motivado com o resultado de mais uma pesquisa, na certeza de que vamos crescer ainda mais dentro dos próximos meses”, observa Sanches.

 

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Lucas Sanches (@lucassanchesp)


Nos últimos dias, a frente de direita liderada pelo PL em Guarulhos, uma das maiores cidades do estado, teve a adesão de Fernando Lisboa. Após reunião realizada em Brasília-DF com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, o influencer bolsonarista confirmou apoio à pré-candidatura de Sanches.

Publicidade

Além de Lisboa, a onda bolsonarista em Guarulhos em torno de Sanches conta com a adesão dos influencers Rafael Satiê, Jean Batista, Rony Gabriel, Luan Lenon, Felipe Bolsonaro, Bárbara Kogos, Sandra Santanna, e do português Sérgio Tavares.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.