representatividade

Candidaturas LGBT+ crescem 36% nas eleições de 2022, aponta ONG

Levantamento identificou 214 pedidos de registros de candidaturas

candidaturas-lgbt-crescem-36-nas-eleicoes-de-2022-aponta-ong
Bandeira LGBTI+ (Créditos: Omer Messinger/Getty Images)

Um levantamento da VoteLGBT+, uma organização não-governamental que atua para aumentar o número de pessoas LGBT+ na política, mapeou 214 pedidos de registros de candidaturas desse público nas eleições de 2022.

Publicidade

O montante representa um aumento de 36% em relação às eleições de 2018. Quatro anos atrás, a ONG identificou 157 candidaturas LGBT+.

Para ]realizar a pesquisa, a ONG criou um cadastro para os candidatos interessados. Este questionário também foi enviado aos partidos. A ONG ainda fez levantamentos sobre as convenções partidárias que aprovaram as candidaturas.

Inicialmente, eram 256 pré-candidatos LGBT+. No entanto, uma parte das pré-candidaturas ficou pelo caminho. A confirmação do número final de candidatos foi feita de acordo com a checagem dos pedidos de registros feitos que aparecem no sistema DivulgaCand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No registro de candidatura, o TSE não questiona a orientação sexual dos candidatos e só possui as opções “masculino” e “feminino”, além de “não divulgável”, no tópico referente a gênero.

Publicidade

Existe, porém, a possibilidade de solicitar o registro da candidatura usando o nome social. De acordo com os dados do tribunal, 34 pessoas optaram por essa opção neste ano.

Confira dados que o estudo da Vote LGBT+ mostrou:

  • 64% das candidaturas LGBT+ deste ano são negras; 27%, trans; e 18% estão presentes em candidaturas coletivas. Além disso, 28% se declararam gays; 27%, bissexuais; e 23%, lésbicas.
  • São Paulo e Minas Gerais são os estados com maior número de candidaturas LGBT+, com 41 e 22, respectivamente. Roraima, Amazonas e Acre têm apenas um candidato cada.
  • Por região, o Sudeste tem mais candidaturas: 81 registros, seguido do Nordeste, com 55. O Norte tem o menor número, com 12 candidatos.
  • A maior parte dos candidatos LGBT+ tenta vaga de deputado estadual, com 121 registros, e deputado federal, com 81.
  • O PT e o PSOL são os partidos com mais candidaturas do tipo, com 49 e 81, respectivamente.
  • Quanto ao grau de instrução, 65 candidatos têm pós-graduação completa, e 52 têm o superior completo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.