Palácio de Ondina

Jerônimo derrota ACM Neto e é eleito governador da Bahia

Com a vitória de Jerônimo, o PT governará a Bahia pela quinta vez consecutiva.

Jerônimo derrota ACM Neto e é eleito governador da Bahia
Jerônimo Rodrigues (PT), novo governador da Bahia (Crédito: Reprodução/Facebook)

O ex-secretário estadual da Educação Jerônimo Rodrigues (PT) derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e foi eleito como governador do Estado da Bahia, segundo apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta foi a primeira disputa eleitoral do candidato petista.

Publicidade

Com a vitória de Jerônimo, o PT governará a Bahia pela quinta vez consecutiva. O candidato do PT repete os feitos de seus padrinhos políticos, o atual governador Rui Costa (PT) e o ex-governador Jaques Wagner (PT).

Jerônimo teve o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve como o grande desafio de sua campanha se tornar conhecido, pois nunca tinha disputado eleições. Agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Jerônimo também atuou como secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e de Educação.

Jerônimo Rodrigues só foi escolhido para ser candidato ao governo da Bahia em março, após uma crise no PT baiano após a desistência do senador Jaques Wagner em concorrer ao governo do estado. A candidatura do governador eleito foi apoiada no segundo turno pelos partidos PSC, PSOL, Patriotas e Cidadania.

No primeiro turno, o petista obteve 49,33% dos votos válidos e ACM Neto terminou na segunda colocação, com 40,88% dos votos. Participaram da eleição os candidatos Giovani Damico (PCB), João Roma (PL), Kleber Rosa (PSOL), Marcelo Millet (PCO).

Publicidade

Publicidade

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.