santa catarina

Polícia apreende barris de chope usados para pressão eleitoral

A apreensão ocorreu após uma denúncia feita por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral.

policia-apreende-barris-de-chope-usados-para-pressao-eleitoral-
Barris de chope oferecidos em troca de vitória de Bolsonaro (Créditos: Divulgação/ Polícia Civil)

A Polícia Civil apreendeu 13 barris de chope em Leblon Régis, Santa Catarina, usados para pressão eleitoral. De acordo com o delegado Renan Balbino, 420 litros de bebida foram recolhidos no início da manhã deste domingo (30) em um bar no centro da cidade.

Publicidade

Segundo a polícia, o bar prometia, nas redes sociais, a distribuição gratuita de 2.422 litros de chope caso o candidato Jair Bolsonaro (PL) recebesse, no município, mais votos no segundo turno. No primeiro turno, o candidato ficou em segundo lugar na cidade.

A apreensão ocorreu após uma denúncia feita por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral. O Após a denúncia, o Ministério Público Eleitoral (MPE) abriu procedimento de investigação do estabelecimento comercial e dos perfis que divulgavam a doação da bebida a depender do resultado das eleições.

De acordo com o delegado do caso, um inquérito policial também foi instaurado para apurar os responsáveis. “Alguns perfis divulgaram [a imagem]. A investigação quer descobrir quem são as pessoas que compraram ou iriam comprar a bebida para distribuir”, disse Balbino.

Oferecer, prometer, solicitar ou receber dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita, é considerado crime eleitoral compena de reclusão de até quatro anos, além de multa.

Publicidade

❌ Rede social não é lugar para formalizar uma denúncia eleitoral! A forma acessível de fazê-la é pelo app #Pardal, que permite o envio de fotos, vídeos e documentos pra fortalecer sua denúncia. Depois, ela é encaminhada à autoridade competente pra que se instaure um processo ✔️ pic.twitter.com/tPcvy5cIAp

— TSE (@TSEjusbr) October 30, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.