candidato do PTB

Quem é Padre Kelmon?

A relação do candidato com a religião é uma questão levantada pelas pessoas nas redes sociais. Padre Kelmon é o substituto de Roberto Jefferson, que teve a candidatura negada pelo tribunal em 1º de setembro

Quem é Padre Kelmon
Padre Kelmon (Crédito: Buda Mendes/ Getty Images)

Padre Kelmon é candidato do PTB, e era vice da chapa de Roberto Jefferson, do mesmo partido. Quando o político teve a candidatura negada pelo tribunal em 1º de setembro, o Padre foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a registrar a sua.

Publicidade

De acordo com o Uol, a substituição foi definida, aparentemente, pela amizade entre os dois políticos. Kelmon e Roberto Jefferson se conheceram em uma missão ortodoxa na Bahia, onde surgiu o convite para ser seu representante de chapa.

Ele é padre?

Uma questão levantada pelas pessoas é a relação do candidato com a religião. Em suas redes sociais, a Igreja Católica negou que Kelmon seja sacerdote da Igreja Ortodoxa no Brasil e afirmou que ele nunca foi seminarista, bispo, presbítero ou diácono. Em nota assinada por Dom Tito Paulo George Hanna, arcebispo da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil, foi relatado que o candidato Kelmon Luís da Silva Souza não tem nenhuma ligação com a igreja ortodoxa.

“Chegou ao nosso conhecimento que muitos cidadãos têm questionado membros da nossa igreja a respeito de um candidato à Presidência da República pelo PTB que se auto apresenta como Padre Kelmon, utilizando insígnias de nossa tradição, sobre a veracidade de seu vínculo à nossa Igreja. Diante disso, esclarecemos que, em pleno respeito, mas também gozando da mesma liberdade de pensamento, consciência e religião prevista no 18º artigo da Declaração dos Direitos Humanos e no artigo 5º da Constituição Federal do Brasil, o referido candidato não é membro de nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil em nenhuma de suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais. Kelmon se apresenta como sacerdote da Igreja Ortodoxa no Brasil, aparecendo em peças de campanha com vestimentas tradicionais da igreja.”

Publicidade

Já a Arquidiocese Siro Ortodoxa Malankra da Diáspora publicou, em setembro de 2022, uma carta aberta em sua página no Facebook reconhecendo Padre Kelmon como “pároco interino” pela organização. “O Reverendo Padre Kelmon Luis Souza é reconhecido por seu inquestionável trabalho pastoral e social em benefício da comunidade, razão pela qual é sempre convidado para diversas atividades e eventos em prol do desenvolvimento do povo brasileiro”, diz o documento, segundo informações do Estadão.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.