combate à desinformação

TSE manda PT tirar do ar vídeo que liga Bolsonaro a canibalismo

Na propaganda, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expõe uma entrevista de Bolsonaro ao New York Times, de 2016.

tse-manda-pt-tirar-do-ar-video-que-liga-bolsonaro-a-canibalismo-priorizar
Jair Bolsonaro (Créditos: Andressa Anholete/Getty Images)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino, ordenou a suspensão do vídeo da propaganda eleitoral do PT, que associa o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao canibalismo.

Publicidade

Na propaganda, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expõe uma entrevista de Bolsonaro ao New York Times, de 2016, em que o presidente diz que “comeria um índio sem problema nenhum”.

Durante a entrevista, o chefe do Executivo narra um suposto episódio em que um indígena morreu e teria sido “cozinhado” por outros indígenas. “Morreu um índio, e eles estão cozinhando. Eles cozinham o índio. É a cultura deles”, afirmou.

A equipe de campanha de Bolsonaro solicitou a retirada do material das redes sociais e que a retransmissão fosse proibida. Na ação, o presidente afirmou que seu rival usou de “grave e intencional descontextualização” como “estratégia publicitária”.

“Verifica-se que, como alegado, a propaganda eleitoral impugnada apresenta recorte de determinado trecho de uma entrevista concedida pelo candidato representante, capaz de configurar grave descontextualização”, escreveu o ministro na decisão. Além disso, apontou que “a reportagem se refere a uma experiência específica dentro de uma comunidade indígena, vivida de acordo com os valores e moralidade vigentes nessa sociedade”.

Publicidade

Na avaliação do juiz da Corte, a campanha petista altera o “sentido original de sua mensagem, porquanto sugere-se, intencionalmente, a possibilidade de o candidato representante admitir, em qualquer contexto, a possibilidade de consumir carne humana”. 

pic.twitter.com/86ua5jMowX

— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) October 5, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.