Em primeira viagem a Brasília como presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva visitou a residência oficial da Câmara dos Deputados, para reunião com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), nesta quarta-feira (09).
Lula saiu pela garagem e não deu declarações à imprensa. Ao longo do dia, Lula se reunirá com outros chefes de Poderes em Brasília, como Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nos encontros, o petista deve tratar pautas da equipe de transição de governo, para produção de um texto capaz de assegurar, nos cálculos do Orçamento 2023, as promessas feitas durante sua campanha eleitoral.
O presidente eleito deseja encontrar o melhor caminho para garantir a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 e o aumento real do salário mínimo. O teto orçamentário é o maior obstáculo a ser enfrentado.
Lula já tem gabinete montado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde foram instaladas as salas da transição, mas ainda não começou a despachar no local. O prédio do CCBB costuma ser utilizado nas transições de governo desde a passagem de cargo de Fernando Henrique Cardoso para Lula, em 2002. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também possui um gabinete.
A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, que integra a equipe de transição do presidente eleito, Lula (PT), afirmou à CNN que o governo federal precisa liderar os esforços para recuperar o déficit de aprendizado causado pela pandemia #LiveCNNBrasil pic.twitter.com/4FMFvkCbBh
— CNN Brasil (@CNNBrasil) November 9, 2022