segundo turno

Veja os destaques do último debate entre Lula e Bolsonaro

Eleitores vão às urnas neste domingo (30) escolher o próximo presidente do Brasil.

Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (Crédito: Reprodução/TV Globo)

O último debate do segundo turno das Eleições de 2022, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), aconteceu nesta sexta-feira (29) na Rede Globo.

Publicidade

De forma geral, Lula destacou os feitos de seus governos, entre 2003 e 2010, e Bolsonaro focou nos ataques ao adversário e aos aliados do candidato petista.

Logo no início, Bolsonaro prometeu aumentar o salário mínimo para R$ 1.400. Ele chamou  de mentirosa a propaganda eleitoral de Lula, que teria dito que Bolsonaro poria fim a benefícios trabalhistas, como horas extras, 13º salário e férias. Lula rebateu, afirmando que uma pesquisa apontou 6.498 mentiras contadas por Bolsonaro durante seu mandato e que aumentou 74% do salário mínimo, enquanto Bolsonaro reajustou o mínimo apenas pela inflação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por GloboNews (@globonews)

Já o segundo bloco foi marcado por opiniões sobre o aborto. O ex-presidente Lula relembrou uma fala de Bolsonaro, em que ele disse ter considerado o aborto de um dos filhos —a declaração foi dada na época em que o chefe do Executivo era deputado federal, em 2000. “O candidato se lembra desse discurso? Eu vou ver um trecho aqui. Não adianta uma multidão de brasileiros subnutridos sem condições de servir a seu país. Conclui o teu deputado que oferece que seja distribuído pílula de aborto para a sociedade brasileira em 1992, quando era deputado. Falou isso ou não?“, perguntou Lula.

Publicidade

Bolsonaro chamou Lula de abortista e lembrou do caso de Miriam Cordeiro, mãe de uma das filhas do petista Lurian Cordeiro Lula da Silva. Miriam, em 1989,  deu uma entrevista  afirmando que Lula teria oferecido dinheiro para ela abortar.

Lula, então, respondeu: “Olha, eu só queria dizer pra vocês o seguinte: eu acho que está chegando o momento de a gente discutir alguma coisa com mais seriedade. Eu estou aqui para discutir o seguinte: o que é que a gente vai fazer nesse país. E eu vou começar, a partir do próximo bloco, falar de programa de governo”.

 

Publicidade

Como era esperado, o caso Roberto Jefferson veio à tona no terceiro bloco do debate. Jefferson está preso após atirar contra policiais federais no último domingo.

Vale ressaltar que Lula não caiu nas provocações de Bolsonaro, como aconteceu no debate anterior, em que ficou ‘gastando’ seu tempo para responder aos ataques. Olhou para a câmera e seguiu adiante. Já Bolsonaro focou, em determinado momento, nos eleitores de Minas Gerais e do Nordeste, onde precisa de mais votos.

No último bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais. Ao falar com a jornalista Renata Lo Prete, após o debate, Bolsonaro  disse que vai respeitar o resultado das urnas. “Não há a menor dúvida. Quem tiver mais voto leva. É isso que é democracia.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.