CPMI dos atos antidemocráticos

Encontro entre Sergio Moro e hacker Walter Delgatti Neto vira meme nas redes; confira os principais

A relação dos dois não começou esta semana, mas sim há quatro anos, quando o hacker acessou conversas do então juiz com procuradores da Lava-Jato no aplicativo Telegram e as enviou ao The Intercept Brasil

(Crédito: Reprodução/Twitter)

A sessão da CPMI dos atos antidemocráticos desta quinta-feira (17) foi bastante comentada nas redes sociais: marcou o encontro público entre o senador Sergio Moro (União-PR) e o hacker Walter Delgatti Neto. A relação dos dois começou há quatro anos, quando o hacker acessou conversas do então juiz com procuradores da Lava-Jato no aplicativo Telegram e, depois, as enviou ao The Intercept Brasil. Assim teve início o episódio conhecido como “Vaza-Jato”.

Publicidade

Após  ouvir os questionamentos de Moro, Delgatti chamou o senador de “criminoso contumaz” e disse que o ex-juiz só não está preso por ter recorrido a cargo com foro privilegiado. Logo, o assunto dominou as redes sociais, com diversos trechos do embate entre Moro e Delgatti e o termo “criminoso contumaz foi um dos mais buscados pelos internautas.

“Li as conversas de Vossa Excelência, li a parte privada, e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz, cometeu diversas irregularidades e crimes”, disse Delgatti a Moro. O senador pediu, então, respeito ao hacker, que se desculpou, pedindo “escusas”,  expressão usada anteriormente pelo próprio Moro.

O senador Sergio Moro, após o ocorrido, divulgou uma nota afirmando que “o hacker Delgatti, um indivíduo com extenso histórico criminal, incluindo estelionato e invasão de privacidade de pelo menos 176 pessoas, é o novo herói do PT e defende que é inocente como o Lula. Pelo jeito, ninguém roubou a Petrobras. Repudio as ofensas feitas por um bandido destituído de credibilidade.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.