"no callem"

Entenda a lei que obriga que bares e baladas protejam mulheres em SP

Medida acontece em meio à criação de projetos de lei inspirados no protocolo de Barcelona, que deu agilidade no caso do jogador Daniel Alves.

tarcisio-mulheres-sp-reproducao
(Crédito: Reprodução)

O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) sancionou o projeto de lei inspirado no Protocolo espanhol “No Callem”, que foi utilizado no caso Daniel Alves. Agora, no estado de São Paulo espaços de lazer deverão criar medidas que auxiliem e protejam mulheres que forem vítimas de violência sexual, física ou psicológica em suas dependências para que sejam rapidamente amparadas.

Publicidade

O local deverá oferecer um funcionário para acompanhar até o meio de transporte ou até o momento da denúncia. Placas que identifiquem a possibilidade de pedir ajuda a funcionários do bar, que devem ser instaladas nos banheiros femininos e em outros locais de fácil identificação nas dependências do estabelecimento. Funcionários deverão ser treinados e capacitados para realizar esse atendimento.

De acordo com Raquel Gallinati, delegada e Diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, “a  sanção da lei é bem-vinda em meio à taxa de violência de gênero”. 

Segundo a delegada, o estado de São Paulo bateu recorde de registros de estupro em 2022: foram 12.615 vítimas ao longo do ano, o que corresponde a mais de um  por hora. Embora não esteja previsto, o estabelecimento deve também encaminhar a vítima ao sistema de saúde e colaborar para identificar o agressor.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.