Depoimentos incriminatórios

Ex-comandantes confirmaram à PF pressão de Bolsonaro por golpe

Falas de Freire Gomes e Carlos Baptista Júnior implicam diretamente o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres

Os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica confirmaram em depoimento à Polícia Federal que Bolsonaro fez pressão por um golpe de Estado.
Ex-presidente Jair Bolsonaro – Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

Os ex-comandantes do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Júnior, confirmaram em depoimento à Polícia Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez pressão por um golpe de Estado para se manter no poder. As informações são da CNN Brasil, que teve acesso aos depoimentos. 

Publicidade

Nessas reuniões, realizadas em dezembro de 2022, poucos dias antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente apresentou uma “hipótese de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e outros instrumentos jurídicos como estado de defesa ou estado de sítio” para permanecer no poder.

Em seus esclarecimentos, os ex-comandantes também implicaram diretamente o ex-ministro da Defesa de Bolsonaro, general Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, na elaboração de um plano golpista.

O ex-ministro da Defesa foi apontado, segundo as investigações, como um articulador da minuta golpista, enquanto Torres era uma espécie de “tradutor jurídico” para os três comandantes.

O general Freire Gomes e o tenente-brigadeiro Baptista Júnior afirmaram ainda que rechaçaram em diversas oportunidades uma proposta de golpe, enquanto que o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, teria colocado a tropa à disposição de Bolsonaro.

Publicidade

Segundo a Folha de São Paulo, Carlos Almeida Baptista Júnior pontuou ainda que o ex-comandante do Exército Freire Gomes chegou a comunicar que prenderia o então presidente Bolsonaro caso ele tentasse colocar em prática um golpe de Estado.

A defesa de Bolsonaro disse que ainda não obteve acesso aos depoimentos e por isso, não comentará o caso. A reportagem também está buscando posicionamento dos demais citados.

Reuniões com Bolsonaro após eleição

Em depoimento, os ex-comandantes relataram que, em 7 de dezembro de 2022, foram chamados pelo então ministro da defesa, Paulo Sérgio Nogueira, à biblioteca do Palácio da Alvorada, para realizar reuniões com Bolsonaro. Lá, o ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins, apresentou um documento que embasaria juridicamente o que, na prática, seria um golpe de Estado.

Publicidade

Os dois ex-comandantes afirmam também terem participado de uma reunião no Ministério da Defesa no dia 14 de dezembro de 2022 com o general Paulo Sérgio Nogueira, que apresentou uma nova versão do documento. Segundo os depoimentos, a minuta golpista passou por ajustes.

À PF, os ex-chefes do Exército e da Aeronáutica disseram ter sido contundentes ao avisar, naquele dezembro de 2022, que não compactuariam com nenhuma ruptura institucional.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.