Com o objetivo de estreitar os vínculos comerciais, econômicos e tecnológicos entre o estado de São Paulo e a República da Coreia foi lançada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a Frente Parlamentar São Paulo-Coreia.
Coordenada pelo deputado Alex Madureira (PL), a iniciativa busca promover o intercâmbio e a cooperação em diversas áreas, como educação, tecnologia e economia. A frente suprapartidária pretende desenvolver ações e projetos que beneficiem ambas as regiões, contribuindo para o crescimento e a inovação no estado de São Paulo.
A criação da frente parlamentar reflete a importância das relações internacionais para o desenvolvimento local, oferecendo uma plataforma para debates e formulação de políticas que atendam às necessidades e potencialidades de São Paulo e Coreia. Participaram do evento de lançamento autoridades locais, representantes do consulado sul-coreano, empresários e membros da comunidade coreana no Brasil.
Importância da Frente Parlamentar
O deputado Alex Madureira destacou a relevância da frente parlamentar para atrair investimentos e fortalecer a economia paulista, mencionando que a Coreia do Sul “é um parceiro estratégico devido ao seu avançado desenvolvimento tecnológico e econômico”. Além disso, a frente pretende fomentar iniciativas educacionais e culturais que promovam o entendimento e a cooperação entre as duas culturas.
O cônsul-geral da Coreia do Sul, Isang Hwang, destacou que mais de cem empresas coreanas atuam no estado de São Paulo, e que a Frente Parlamentar ampliará a contribuição de seu país no cenário econômico nacional.
Kun Young Yu, presidente da Câmara Coreana de Comércio e Indústria no Brasil (Kocham), revelou que o momento atual é de crescimento do investimento de empresas coreanas em solo paulista. “Tenho encontrado muitas empresas coreanas que estão vindo para São Paulo prospectar oportunidade de negócios e abrir empresas”, afirmou.
A colônia coreana em São Paulo
Bruno Kim, presidente da Associação Brasileira dos Coreanos, afirma que São Paulo abriga a maior parte da colônia coreana, que chegou ao Brasil pelo porto de Santos há 61 anos. “Além disso, as grandes empresas coreanas estão no estado. É de uma importância vital que esta conexão seja fortalecida”, afirmou ele. Cerca de 50 mil coreanos vivem no Brasil.