Gabinete de Segurança Institucional

General Amaro toma posse como novo ministro do GSI

Ele substitui o general Marco Edson Gonçalves Dias, que pediu demissão em abril após a divulgação de um vídeo que expõe a sua participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

General Amaro toma posse como novo ministro do GSI
Marcos Amaro foi responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff (Crédito: Marcos Corrêa/PR)

Durante uma cerimônia fechada na manhã desta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse ao general da reserva Marcos Antonio Amaro dos Santos como novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Publicidade

Ele substitui o general Marco Edson Gonçalves Dias, que pediu demissão em abril após a divulgação de um vídeo que expõe a sua participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Marcos Amaro foi responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff.

Carreira

Em 1974, o general iniciou a carreira militar na escola de preparação de cadetes. Em 1980, ele concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras. Então, Marcos Amaro serviu em Jundiaí, Rio de Janeiro e Olinda como oficial de artilharia e foi instrutor da Aman e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Além disso, ele foi adido militar na embaixada do Brasil no Suriname.

Como coronel, Amaro comandou a Escola Preparatória de Cadetes e a Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército. No posto de general, comandou unidades em Cuiabá e Santa Maria, além da Secretaria de Economia e Finanças do Exército.

Publicidade

Além dos cursos obrigatórios para um militar se tornar general, ele tem formação básica de paraquedista e observador aéreo. Por fim, Marcos Amaro concluiu dois cursos de artilharia nos Estados Unidos e dois MBAs na área de gestão, um na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outro na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.